Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Oferta e juros menores impulsionam o setor imobiliário

Logo Giro
Em local privilegiado no 18 do Forte, em Alphaville, a Modena acaba de lançar o Fiori, com unidades de 40 a 63 m2: acreditando no mercado

Os índices do setor imobiliário no ano assinalam que o mercado está em recuperação. E a tendência de crescimento ganha reforço com a redução das taxas de juros do financiamento da Caixa Econômica Federal.
As vendas de imóveis novos em abril na capital, segundo o Secovi-SP, foram 41% superiores a abril de 2018 e no acumulado de 12 meses o avanço é de 16%. Os lançamentos também cresceram: 50,7% em relação a março, 161% se comparado ao mesmo mês de 2018, e 25,4% no acumulado de 12 meses.
Outro ponto que colabora com as perspectivas é a redução dos juros da Caixa. No caso do Sistema Financeiro de Habitação, os juros caíram de 8,75% + TR para 8,5% + TR ao ano; no Sistema Financeiro Imobiliário, a redução foi de 9,75% + TR para TR + 8,5%, igualando às taxas do SFH. Para o Secovi-SP é muito positivo. “Isso tem um efeito em cascata em todo mercado imobiliário. Com juros mais baratos, as famílias ganham mais capacidade financeira de contrair crédito imobiliário. Por tabela, as incorporadoras conseguem realizar mais negócios”, diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.
Para o professor de Economia & Finanças do Ibmec RJ Tiago Sayão, a redução será boa para desovar imóveis em estoque. “Isso vai ajudar a desafogar a oferta que vem se acumulando nesses últimos 4 anos, até porque o preço dos imóveis caiu, em função do excesso de oferta”, avalia. “O setor da construção passou por um momento de hiato, mas há sinais de melhorias e recuperação gradual da crise”, afirma Sayão.

Receba nossas notícias em seu e-mail