Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Conheça as novas ferramentas aplicadas na construção civil

Logo Giro
Tecnologias prometem revolucionar o segmento da construção civil brasileira (Divulgação/Pexels)

Realidade aumentada na construção civil, modelos 3D inteligentes e ferramenta para redução de desperdícios são algumas das tecnologias utilizadas pelas construtoras

A construção civil sempre está inovando com novas ferramentas. As construtoras têm investido em tecnologias que trazem benefícios não apenas aos canteiros de obras, mas também para o proprietário do imóvel. Redução de custos e de desperdícios na obra; criação de dados para melhor execução da infraestrutura do empreendimento; além de facilidades para realização mais precisa de furações nas residências estão entre os benefícios.

Confira, a seguir, algumas dessas tecnologias que prometem revolucionar o segmento da construção civil brasileira.

Realidade aumentada na construção civil

Uma delas é o Inbuilt, ferramenta que usa a realidade aumentada para facilitar a compreensão de instalações em um apartamento. A plataforma é fornecida para clientes da MPD Engenharia como um serviço, com o manual do proprietário. Com essa tecnologia, fica mais claro e seguro realizar furações para qualquer tipo de fixação ou modificação.

O residente recebe um QR Code com as orientações para acesso de informações de sua unidade. A partir disso, consegue fazer uma leitura do apartamento por meio do seu smartphone, sendo apresentado por meio de uma realidade aumentada em escada real todos os locais daquele ambiente que contém eletrodutos e tubulações hidráulicas, indicando inclusive as áreas seguras para intervenção do proprietário.

A tecnologia está presente nos empreendimentos Myrá e Origem, e existem planos para estender seu uso para o Level e outros projetos da empresa. Além do uso tradicional, com o manual do proprietário, a MPD utiliza a tecnologia na obra, para validar execuções conforme o projeto original.

Modelos 3D inteligentes

Outra ferramenta é o BIM (Modelagem da Informação da Construção), processo digital que envolve modelos em 3D inteligentes, que criam representações de características físicas e informações de uma infraestrutura: geometria, materiais, sistemas, processos construtivos, entre outros. O BIM permite colaboração entre equipes dentro de um projeto, possibilitando a criação de dados que contribuem para planejamento, execução e manutenção mais eficientes.

A MPD Engenharia utiliza essa metodologia em todas suas obras de incorporação. Durante o desenvolvimento de projetos, esse modelo é utilizado para identificar interferências e fundamentar as soluções construtivas. O modelo também pode ser usado para calcular quantidades de materiais e estimar a mão de obra necessária, contribuindo no planejamento e no cálculo de custos.

Além disso, o BIM fica à disposição da equipe de campo por meio de tablets, o que melhora a compreensão e reduz dúvidas durante a execução de projetos.

Conheça as novas ferramentas aplicadas na construção civil
O Inbuilt indica as áreas seguras para futuras intervenções do proprietário do imóvel (Divulgação/Freepik)

Redução de desperdícios na construção civil

O Lean Construction consiste na aplicação de métodos de redução de desperdícios nas atividades da construção civil, além de agilizar o processo construtivo. Com essa ferramenta, a MPD Engenharia padronizou o seu sistema de produção, em um projeto batizado de GO MPD (Gestão Operacional MPD), que facilita o controle da gestão e possibilita mais agilidade e flexibilidade da mão de obra.

A primeira fase de implementação do Lean Construction, foi finalizada no final do primeiro semestre nas seguintes obras: Singular (residencial horizontal em Alphaville), Biotério (laboratório do Instituto Butantan), Neo (residencial vertical em Alphaville), Hera (residencial vertical em Perdizes) e Hospital São Luiz Rede D´Or Alphaville.

O objetivo da construtora é de que o GO MPD seja a única forma utilizada nas construções da MPD até o final de 2023.


Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail