Search
Close this search box.
giro

Construtoras investem em garagens mais equipadas e iluminadas

Logo Giro
Imóveis devem oferecer garagens equipamentos para o carregamento de carros elétricos (Divulgação/Andrade Ribeiro)

Segundo especialista, as garagens mais modernas precisam garantir espaço para maior número de carros, em especial quando se fala em edifícios de médio e alto padrão

Garagens bem estruturadas. Essa é uma tedência tem ganhando cada vez mais espaços, nas grandes
cidades brasileiras. Isso se deve ao fato de que esses espaços são frequentemente a primeira impressão que os moradores têm de seus edifícios.

Dados divulgados na “Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios” (Pnad), mostram que entre os anos de 2019 e 2022, o crescimento no número de apartamentos no Brasil. O estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o percentual desses domicílios cresceu de 13,8% para 14,9% neste período.

Com os resultados, a demanda é por garagens cada vez mais bem equipadas, com iluminação de qualidade e revestimentos excelentes, conforme explica o engenheiro civil Luciano Araújo Bortolon.

“Todo o empreendimento passa a ter maior exigência dos moradores, pois os clientes procuram locais
sempre com as instalações mais adequadas para as suas necessidades”, aponta.

Leia Mais: Osasco: vereadores apoiam proibição da venda de animais

Vagas mais amplas e espaço mais iluminado estão entre as tendências (Divulgação/Construtora Andrade Ribeiro)
Vagas mais amplas e espaço mais iluminado estão entre as tendências (Divulgação/Construtora Andrade Ribeiro)

Por efeito, o profissional destaca que espaços precisam de revestimentos que proporcionem mais claridade ao ambiente e ambientes amplos. Um exemplo é o uso de azulejos e pisos com pintura epóxi que, além da aparência, facilitam a manutenção e limpeza.

“A entrada do proprietário de um apartamento é quase sempre feita pelas garagens. Com isso, uma pessoa que busca um apartamento para morar quer uma estrutura que seja condizente com o imóvel, em especial quando falamos de apartamentos e edifícios de alto padrão. Isso significa, entre outras questões, ambientes amplos, com bons acabamentos internos do espaço, além da sinalização, infraestrutura e segurança”, afirma o engenheiro.

Leia Mais: Osasco: parte de imóvel em obras desaba e deixa um ferido no Campesina nesta quinta (24)

Sustentabilidade e espaços amplos

O meio-ambiente está cada vez mais em pauta durante a construção de um edifício, também é uma das formas de garantir a sustentabilidade ambiental é oferecer nas garagens equipamentos para o carregamento de carros elétricos, uma tendência mundial que também se espalha no Brasil.

Conforme números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, no primeiro semestre de 2023 houve crescimento de 58% na quantidade dos veículos eletrificados no Brasil em comparação com o mesmo período do ano passado.

Garagens mais modernas precisam garantir espaço para maior número de carros (Divulgação/Freepik)
Garagens mais modernas precisam garantir espaço para maior número de carros (Divulgação/Freepik)

Além da sustentabilidade, as garagens mais modernas precisam garantir espaço para maior número de carros, em especial quando se fala em edifícios de médio e alto padrão. Os locais devem levar em conta, desde os veículos menores até os mais amplos, que mantenham sempre a segurança dos usuários.

Leia Mais: VAGAS EM BARUERI: são 25 postos de trabalho, com salário até R$ 4,4 mil

“Precisamos lembrar que as pessoas fazem escolhas particulares em relação aos veículos e que isso deve ser considerado na hora de construir os espaços para os automóveis. Por isso, o ideal é que todas as vagas sejam livres e com as dimensões mínimas para acesso facilitado dos veículos. Além disso, a inclinação das rampas que ligam as garagens à saída do edifício precisa ser adequada para todo tipo de automóvel”, acrescenta Bortolon.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail