Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

GREVE: Metrô, CPTM e Sabesp não funcionam nesta terça (28)

Logo Giro
Sem greve: Linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos funcionam normalmente nesta terça-feira, diz ViaMobilidade (Reportagem Jornal GIRO)

Greve unificada entre os trabalhadores da CPTM, Metrô e Sabesp visa impedir a privatização das três estatais. Linhas 8 e 9 irão funcionar

Acontece nesta terça-feira (28) uma paralisação promovida por sindicatos de trabalhadores do Metrô, da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), da Sabesp, da Fundação Casa e de setores da educação e saúde do Estado. Em virtude do ato, alguns serviços do governo estadual paulista sofrerão alterações.

O Governo de São Paulo determinou, ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (28). “A medida visa a reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve”, afirmou a gestão estatal paulista.

Leia Mais: Linha 9: ‘paralisação na greve de outubro foi por sabotagem’

Contudo, a decisão não se aplica aos servidores da segurança pública e educação. Assim, as aulas da rede estadual seguem normalmente. Ao mesmo tempo, os serviços de restaurantes e postos móveis do Bom Prato também não serão afetados, portanto, continuarão a oferecer as refeições previstas para terça-feira.

Enquanto as consultas nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, o mesmo ocorrerá nos postos do Poupatempo.

A greve unificada entre os trabalhadores da CPTM, Metrô e Sabesp visa impedir o projeto de privatização das administrações e serviços das estatais, consideradas as três maiores empresas públicas de São Paulo. Os funcionários devem paralisar por 24 horas, a partir das 00h de terça-feira.

Transporte público funcionará parcialmente na greve

O transporte público ferroviário terá seus serviços alterados em virtude da greve. Estarão paralisados nesta terça (28), as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, e as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM.

Os sindicatos dos Metroviários e Ferroviários haviam solicitado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicamos) que permitisse as catracas livres nas estações, durante o período de greve. Contudo, o gestor estadual afirmou em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, não havia condições seguras para efetuar isso, pois poderia colocar em risco todos os passageiros.

“Algum governador topou Catraca Livre na história? Não, porque tem uma razão de segurança para isso. Liberar Catraca Livre é uma irresponsabilidade e nós não vamos ser irresponsáveis. Irresponsáveis são eles que estão brincando com a população de São Paulo”, disse Tarcísio.

Os trens metropolitanos das Linhas 8-Diamante e 0-Esmeralda funcionam normalmente nesta terça-feira. É o que garante a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas, em nota enviada ao GIRO.

A ViaQuatro e a ViaMobilidade informam que as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens metropolitanos, vão operar normalmente nesta terça-feira (28).

Leia Mais: ViaMobilidade: trens das Linhas 8 e 9 passam por manutenção

GREVE: Metrô, CPTM e Sabesp não funcionam nesta terça (28)
Catracas não estarão liberadas na paralisação (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Já as linhas férreas concedidas para iniciativa privada, do metrô e trens, vão funcionar normalmente. São elas: as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Leia Mais: Castello Branco: PM impede roubo de carros e prende trio

Por determinação da Justiça, 70% dos trens da CPTM deverão operar nos horários de pico e 50% nos demais períodos, sob pena diária de R$ 30 mil ao sindicato. O Governo de São Paulo também protocolou um pedido de tutela antecipada na Justiça contra a paralisação pelos metroviários.

“O pedido do Metrô, que ainda aguarda decisão final do judiciário, obriga a presença de 100% dos funcionários do sistema de transporte durante os horários de pico e de pelo menos 80% no restante do dia”, reiterou o governo paulista.

Provão paulista

Por conta da paralisação anunciada pelos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp, o cronograma de aplicação do Provão Paulista será alterado nos 645 municípios de modo a garantir que nenhum aluno seja impactado no dia da avaliação.

O exame começaria amanhã (28), tiveram suas provas reagendadas para a partir do dia 29 para que não fossem prejudicados pela ação dos grevistas. Ao todo, cerca de 1,2 milhão de estudantes estão inscritos para as provas, dos quais, cerca de 1.7 mil alunos são de outros estados e de fora da rede estadual.

Leia Mais: Vestibular: o importante caminho dos jovens de Barueri e região, rumo ao ensino superior

GREVE: Metrô, CPTM e Sabesp não funcionam nesta terça (28)
Mais de 1,2 milhão de estudantes se inscreveram no Provão Paulista (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Os alunos da 3ª série do ensino médio, que fariam o Provão Paulista nos dias 28 e 29, agora participarão nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira, respectivamente.

Estudantes da 1ª e 2ª séries, com prova agendada originalmente para os dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta), tiveram os testes transferidos para os dias 1º (sexta) e 4 de dezembro (segunda).

Sabesp                                                                               

No caso da Sabesp, a greve irá afetar os serviços de manutenção, arrecadação e o setor administrativo. Enquanto as atividades essências continuam sendo exercidas para garantir que o estado não fique desabastecido neste período.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.