Segundo o Inep, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem de 2023. Além disso, os vestibulares das unidades do Mackenzie e da Unip em Alphaville também estão próximos
No cotidiano, o vestibular deixou de ser apenas mais do que um simples exame acadêmico e se tornou um caminho decisivo na vida de milhares de estudantes que residem nas 12 cidades que compõem a Região Oeste da Grande São Paulo. À medida que o mundo da educação evolui e se adapta a novas demandas e desafios, os exames permanecem como uma porta de entrada para o ensino superior.
“O vestibular marca a vida do estudante na sua fase de realização de um projeto de vida, rumo a um plano de carreira e à vida profissional, dando acesso ao ensino superior, em que o aluno passa a ter oportunidade de trilhar o caminho escolhido com mais autonomia”, explica a diretora da unidade de Alphaville da Fieb, Patrícia Karin.
Contudo, ao mesmo tempo por ser tão dinâmico e desafiador, o processo seletivo gera diversas expectativas e pressões sobre os candidatos. Com a proximidade de provas como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Fuvest e os vestibulares das unidades do Mackenzie e da Universidade Paulista (UNIP) presentes em Alphaville, as provas se tornam também um teste de resiliência e preparação emocional.
Leia Mais: Espaço Itaú realiza Festival online com filmes inéditos

“No ciclo final dos estudos, os alunos precisam focar em suas principais dificuldades para captar o máximo de tranquilidade na resolução dos exercícios, além de treinar a produção textual e cuidar dos aspectos emocionais que envolvem o antes e o depois da prova”, diz Patrícia Karin.
Nesta edição, as provas do Enem vão ocorrer em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Já o gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado, apenas no dia 16 de janeiro de 2024.
“O papel da escola é fundamental na preparação dos estudantes para o vestibular, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades essenciais, além de orientação e suporte na escolha da carreira”, declara Patrícia.
Leia Mais: Escola SinHoRes abre 70 vagas para cursos de outubro
Agenda de exames
Confira abaixo mais detalhes sobre as datas das provas nas universidades da região oeste.
Para os estudantes das 12 cidades que integram um consórcio de municípios da região oeste, novembro é o mês em que acontecem os vestibulares nas principais universidades da Grande SP.
A primeira data na agenda será destinada aos alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para os dias 5 de 12 de novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem de 2023. Em comparação os últimos dois anos, houve um aumento número de participantes, que foram de 3,4 milhões.
Em Alphaville, a Universidade Mackenzie realiza vestibular no dia 25 de novembro. No mesmo bairro, a Unip possui diversas datas para os exames. As primeiras datas são 21 ou 28 de outubro.
Já os estudantes que desejam participar da primeira fase da Fuvest devem ficar atentos para não perderem a data do exame que acontecerá no próximo dia 19 de novembro.
Leia Mais: Educação: Carapicuíba ganha escola para atender 400 alunos
Dicas para o vestibular 2023
A diretora Patrícia Karin dá dicas para estudantes que irá prestar o vestibular em 2023.
- Confiar em si mesmo e no trajeto realizado durante todo o período de preparação;
- Fazer uma alimentação leve, ouvir uma boa música ou dedicar um pouco de tempo a um hobby;
- Deixar tudo pronto no dia anterior, como separar documento oficial e original com foto, também garante a tranquilidade;
- Sair com antecedência, prevendo imprevistos que não interfiram a sua pontualidade;
- Não esquecer a caneta de tinta preta, preferencialmente, para escrever a redação e marcar o cartão de respostas;
- Ter a segurança de que será possível dar o melhor de si para a prova.
Para aqueles que irão prestar os vestibulares no próximo ano, a educadora recomenda que o estudante faça uma orientação acadêmica, além de um bom planejamento, pensando sempre na escolha da profissão que irá seguir.

Leia Mais: Educação: abertas as inscrições para o vestibular das Fatecs
“A escolha da carreira, o plano de estudos contínuo, a organização do material de estudo, aulas preparatórias de todas as disciplinas que envolvem o vestibular, o aprendizado do gerenciamento do tempo, a participação em simulados e o foco na saúde com suporte emocional da família e profissionais da área”, reitera.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.