Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco e Barueri: obras de novos hospitais da rede de saúde pública avançam

Logo Giro
Hospital da Criança e Mulher de Osasco deve começar a funcionar no 1º semestre de 2023 (Divulgação/Secom Barueri)

Algumas cidades que que fazem parte de um consórcio de 12 municípios na região Oeste da Grande São Paulo vão ganhar novos hospitais que devem contribuir com o sistema de Saúde. Em Osasco, o prefeito Rogério Lins (Podemos) anunciou, durante visita à Câmara Municipal, na terça-feira (9), que as obras da construção do Hospital da Criança e Mulher, no Jardim Piratininga, Zona Norte de Osasco, seguem aceleradas e que a unidade deve iniciar o atendimento ainda no 1º semestre de 2023. 

“A obra segue em ritmo acelerado e acredito que durante o primeiro semestre do ano que vem, nós teremos uma estrutura fazendo o atendimento das crianças e mulheres com toda a qualidade”, garantiu na tribuna.

Segundo a administração, a unidade terá três salas de Centro Cirúrgico, dez leitos de UTI, seis leitos de Enfermaria, dez leitos de Enfermaria Lactante, setor de Aleitamento Materno, oito leitos de Enfermagem Cirúrgica, oito leitos de Enfermagem de Adolescentes, oito consultórios, Emergência, Apoio, Sala de Raio X, Sala de Tomografia, Sala de Espera, Apoio Cirúrgico e Administrativo, entre outros.

Após a entrega da obra, o prédio ganhará mobiliário e equipamentos médicos novos para diversas especialidades. As obras foram iniciadas em 2021, com o serviço de terraplanagem, fundação e instalação de vigas de baldrame (que sustentam as paredes)

Hospital Regional Rota dos Bandeirantes
Já em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PSDB) garante que uma primeira ala do Hospital Regional, construído em parceria com o governo do estado de São Paulo, deve iniciar o atendimento ainda no segundo semestre de 2022, provavelmente ainda no mês de setembro. O funcionamento integral da unidade está previsto para o primeiro semestre de 2023. A unidade de alta complexidade terá 400 leitos. 

Ao todo, o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes terá dez pavimentos, andar térreo e um heliponto – todos erguidos em terreno de 64 mil metros quadrados com 41 mil metros quadrados de área construída. A entrega está prevista para abril de 2023. A unidade contará com 442 vagas descobertas de estacionamento, 17 elevadores e 360 leitos (50 para UTI), com atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica de alta e média complexidades.

O hospital contará com oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.

Receba nossas notícias em seu e-mail