Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

De olho na eleição de 2024, políticos de Barueri, Osasco e outras cidades começam a costurar alianças

Logo Giro
Rubens Furlan fechou com Mari Tavelli; Gil Arantes ganhou reforço do empresário multimilionário Plablo Marçal e Rogério Lins busca apoio para o deputado estadual Gerson Pessoa (Divulgação/Reprodução Redes Sociais)

Enquanto as articulações ganham força nos dois municípios, sendo Osasco o maior colégio eleitoral do Cioeste, com quase 600 mil eleitores, em outras cidades as movimentações têm sido discretas

Faltando 19 meses para a eleição de 2024, as articulações envolvendo o próximo pleito municipal ganharam força em algumas das 12 cidades que compõem um consórcio de municípios na região oeste da Grande São Paulo. No ano que vem, os eleitores voltarão às urnas para escolher quem serão os próximos prefeitos e vereadores. Com isso, em busca da vitória, já é possível ver algumas reuniões e até anúncio de alianças, consideradas improváveis, publicadas em vídeos e fotos nas redes sociais.

Em Barueri, dois possíveis pré-candidatos têm se movimentado bastante. O atual vice-prefeito, Beto Piteri (PSDB), declarado abertamente como o nome para a sucessão do prefeito Rubens Furlan (PSDB), já iniciou algumas conversas. Ele tem publicado em suas redes sociais, fotos de conversas com lideranças de bairros e visita a obras. Na semana passada, o grupo Furlan/Piteri ganhou o reforço da ex-candidata a prefeita de Barueri, Mari Tavelli (Solidariedade), que até então, integrava o grupo de forte oposição à gestão de Furlan, em uma aliança que chegou a ser considerada improvável no meio político.

O segundo nome de Barueri que tem feito forte movimentação para a próxima eleição é do ex-prefeito Gil Arantes. Ele que chegou a manifestar o desejo pela “aposentadoria da política” tem cumprido uma agenda intensa de encontro com lideranças de bairros e de outros políticos da cidade. A publicação mais recente nas redes sociais foi ao lado do empresário e morador de Alphaville, Pablo Marçal (PROS). O empresário teve mais de 243 mil votos na eleição para deputado federal, mas devido a questões jurídicas não conseguiu assumir o mandato.

Osasco: maior colégio eleitoral do Cioeste
Já em Osasco, tudo caminha para que o atual deputado estadual, Gerson Pessoa (Podemos), seja indicado para ser o sucessor do prefeito Rogério Lins (Podemos). Apesar das tratativas mais discretas, nos bastidores são confirmadas diversas conversas para desmobilizar outras possíveis pré-candidaturas para o Poder Executivo e, consequentemente, angariar apoio ao nome do indicado do prefeito.

Em paralelo a essa movimentação, também já existe nos bastidores o trabalho para fortalecer o nome do vereador Ribamar Silva (PSD), como pré-candidato a vice-prefeito em uma possível chapa com o deputado Gerson Pessoa. Ribamar que é ex-presidente da Câmara de Osasco foi candidato a deputado federal e teve uma boa votação na primeira disputa à Câmara dos Deputados. Com isso, um grupo tenta costurar uma aliança e impedir uma possível candidatura de Ribamar ao Poder Executivo osasquense.

Ainda em Osasco, o ex-prefeito da cidade e deputado estadual, Emidio de Souza (PT), pode ter o apoio do presidente Lula para uma candidatura que represente à esquerda na cidade. O objetivo é unir partidos com a mesma ideologia para retomar o comando em uma das principais cidades do estado de São Paulo. No entanto, nos bastidores, é confirmado que o ex-deputado federal João Paulo tem realizado conversas em busca de apoio para uma pré-candidatura na cidade.

Nome de vice-prefeita ganha força em Cotia
Em Cotia, a situação é tratada com discrição pelo grupo do atual prefeito Rogério Franco (PSD). O gestor está no segundo mandato e, por enquanto, evita falar abertamente sobre a indicação do sucessor. Porém, nos bastidores, existem duas opções. A primeira seria retribuir o apoio do ex-prefeito Carlão Camargo que após dois mandatos indicou Franco como sucessor. Já a segunda opção seria apostar no nome de uma mulher. Neste ponto o nome da vice-prefeita Angela Maluf ganha força.

Já na oposição, Welington Formiga tenta reunir outros nomes que fazem oposição ao governo entorno de sua pré-candidatura a prefeito. Formiga disputou a eleição para prefeito em 2020 e também o cargo de deputado na eleição do ano passado.

Receba nossas notícias em seu e-mail