giro

Linhas 8 e 9: presidente da ViaMobilidade explica falhas e ações na Alesp

Logo Giro
Presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, presta esclarecimentos na Alesp (Divulgação/Alesp)

Francisco Pierrini, da ViaMobilidade, foi questionado pelos deputados sobre as falhas nos serviços relacionados às linhas 8 e 9

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (5), a quinta reunião ordinária da Comissão de Transportes e Comunicações (CTC), e recebeu o presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini. O objetivo da oitiva foi discutir as melhorias realizadas pela companhia nas linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda da CPTM.

Na oitiva foram apresentadas as ações implementadas pela ViaMobilidade: lubrificação das rodas dos trens para diminuir o desgaste provocado pelo atrito com o trilho; reperfilamento dos trens com previsão de término da etapa no mês de agosto; e revisões dos trens.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

A empresa também realizou a manutenção preventiva de subestações de energia, reformou transformadores e recuperou as subestações Santa Terezinha e Imperatriz Leopoldina. Outras duas também serão recuperadas – Santa Rita e Osasco.

Francisco Pierrini informou, ainda, que foram revisados 321 aparelhos para mudança de via (chamados de AMV). “Essa etapa é importante para evitar problemas de velocidade reduzida ou de operar em condições manuais”, concluiu Pierrini.

Linhas 8 e 9: presidente da ViaMobilidade explica falhas e ações na Alesp
Comissão de Transporte da Alesp ouviu o presidente da ViaMobilidade sobre falhas nas Linhas 8 e 9 (Divulgação/Alesp)

Projetos para as Linhas 8 e 9

Deputado estadual, Emidio de Souza (PT), lembrou a existência de uma demanda histórica em Osasco, de tornar a estação de Osasco – desde a região de Presidente Altino ao Bonfim – subterrânea. “Isso teria um efeito urbanístico fundamental para o Centro e expansão da região além da linha férrea”, disse Emidio.
Pierrini, no entanto, descartou momentaneamente a possibilidade de um projeto subterrâneo para a linha férrea na região central de Osasco.

“Eu imagino que tudo é possível, a engenharia permite evidentemente. Mas ali, se eu me lembro, a gente teria uma dificuldade enorme por conta do córrego do Bussocaba, que passa por Presidente Altino. Seria um projeto relativamente caro. Mas eu concordo com o senhor, a ferrovia, principalmente essas mais antigas, criam uma cicatriz na cidade.”

Novos trens

O deputado Valdomiro Lopes (PSB) indagou sobre a chegada dos trens comprados pela ViaMobilidade para aliviar o fluxo de passageiros. “A falta desses trens em operação ocasiona o fluxo lento e o atraso da vida das pessoas”, complementou.

Segundo Pierrini, 25 trens já chegaram e 16 se encontram em operação. Até dezembro, a empresa deve receber os demais trens que passarão por testes antes de entrar em circulação.

Intervalo

O deputado Donato (PT) indagou sobre o intervalo dos trens, que deveria ser em torno de cinco minutos nas linhas, de acordo com o compromisso firmado com a CTC no ano passado. A empresa afirmou que o intervalo é cumprido entre os trechos Pinheiros e Mendes/Vila Natal (linha 9) e Barueri e Barra Funda (linha 8).

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video