Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Linhas 8 e 9: chega a Osasco 5º novo trem da ViaMobilidade

Logo Giro
Composições estão sendo inseridas gradativamente à frota da concessionária e quinta unidade já está no Pátio Presidente Altino, em Osasco (Divulgação/ViaMobilidade)

Com capacidade para transportar até 2,6 mil passageiros, as composições são mais leves, feitas de aço inoxidável, com durabilidade estimada de 40 anos

Na última semana, chegou ao Pátio da Estação Presidente Altino, em Osasco, o 5º trem da ViaMobilidade, concessionária que opera e mantém as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. Nos últimos meses, a empresa já colocou em operação três novos trens e está em fase de testes com outros dois, todos produzidos pela Alstom.

Essa iniciativa faz parte de um amplo programa de investimentos de R$ 4 bilhões para os primeiros três anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos.

Testes de composições de última geração são feitos em Osasco

Até o momento, a ViaMobilidade recebeu o quinto trem de um lote de 36 unidades da fabricante francesa Alstom. Segundo a empresa, três dessas modernas composições já estão em pleno funcionamento, proporcionando aos passageiros uma experiência de viagem mais segura e confortável.

Linhas 8 e 9: chega a Osasco 5º novo trem da ViaMobilidade
Novas composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (Divulgação/ViaMobilidade)

O primeiro desses trens chegou ao pátio da ViaMobilidade em fevereiro deste ano e começou a operar em junho. A segunda unidade foi entregue em junho, entrando em operação com passageiros em agosto. Já a terceira composição chegou no fim de julho e iniciou as operações em outubro. A quarta unidade já se encontra no pátio desde setembro, aguardando os testes necessários.

Identidade visual renovada
Esses novos trens da série 8900 foram projetados com design moderno e contam com uma identidade visual que faz referência às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, utilizando as cores cinza e verde, respectivamente.

Além disso, essas composições são mais leves, feitas de aço inoxidável, com durabilidade estimada de mais de 40 anos. Elas também vêm equipadas com janelas e portas mais amplas, o que não apenas aumenta a segurança, mas também torna as viagens mais agradáveis.

LEIA TAMBÉM: ViaMobilidade adota tecnologia inédita nas Linhas 8 e 9

Para garantir o conforto dos passageiros, os novos trens contam com ar-condicionado, oferecendo um ambiente climatizado em todas as estações do ano. Os salões contínuos entre os carros permitem uma maior liberdade de movimento aos passageiros, enquanto os pega-mão de diferentes alturas e espaços são reservados para pessoas com deficiência. Os assentos possuem sinalização de uso preferencial, garantindo que todos os passageiros sejam atendidos com igualdade.

Novos trens são entregues no Pátio da Estação Presidente Altino, em Osasco
(Divulgação/ViaMobilidade/Governo de SP)

Além do conforto, a segurança é uma prioridade. Esses trens estão equipados com tecnologia de ponta, incluindo contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, detectores e extintores de incêndio. Todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas, proporcionando uma viagem segura e tranquila aos passageiros.

Transporte diário de quase 1 milhão de passageiros
Sob a gestão da ViaMobilidade, as Linhas 8 e 9 registraram, de acordo com uma pesquisa realizada neste ano, uma média de quase 1 milhão de passageiros transportados a cada dia útil. A Linha 9-Esmeralda liderou o ranking, transportando 444,1 mil usuários nos trens metropolitanos, seguida de perto pela Linha 8-Diamante, que atendeu 351,4 mil passageiros.

Na região oeste da Grande São Paulo, entre os municípios que integram o consórcio Cioeste, esses trens operam nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.

Revolução na segurança do transporte
A ViaMobilidade está na vanguarda da segurança no transporte metroferroviário, adotando o “Copiloto Inteligente”, tecnologia inovadora que vem transformando a indústria. Esse sistema avançado não apenas alerta os operadores, mas também os supervisores, identificando sinais de sonolência ou ações inadequadas durante a condução dos trens. Em situações críticas, o sistema envia vídeos detalhados aos supervisores, permitindo uma análise minuciosa para implementar melhorias.

Embora essa tecnologia seja amplamente adotada no setor rodoviário, em carros, caminhões e ônibus, sua introdução nos trens marca um passo significativo na busca por maior segurança e eficiência.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail