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Fraudes causam prejuízo de R$ 8,5 milhões em lojas online e físicas

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Consumidores perderam, em média. R$ 2.022,46 em 2023 (Divulgação/Pexels)

O montante é a média por empresa, segundo Relatório do Varejo 2024. Os setores de eletrônicos e moda de luxo registraram um desfalque maior

No ano de 2023, o setor varejista brasileiro perdeu cerca de R$ 8,5 milhões por empresa devido a fraudes. O dado faz parte do Relatório do Varejo 2024, feito pela Ayden – líder global de tecnologia de pagamentos para grandes empresas – em parceria com o centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios (Cebr). Já o setor varejista global teve prejuízo em torno de R$ 15 milhões com ações fraudulentas. Os valores incluem o e-commerce e lojas físicas. Os dados foram passados pela Signifyd, empresa global de antifraude para o e-commerce.

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Fraudes: mais de um terço foram vítimas

Alguns segmentos registraram um desfalque maior no País. O de varejo de moda de luxo, por exemplo, registrou prejuízo de 9 milhões. Já o comércio de aparelhos eletrônicos teve perda de, em média, R$ 10,2 milhões por empresa.

O estudo revelou ainda que mais de um terço das empresas varejistas brasileiras foram vítimas de fraudes em 2023. O número representa aumento de 69% em comparação ao ano anterior.

Mas não são apenas as lojas online e físicas que são prejudicadas. O comprador também sofre com as ações fraudulentas. No ano passado, dois em cada cinco consumidores (43%) foram vítimas de fraudes de pagamentos. Isso é chamado de roubo de identidade, ou seja, quando criminosos usam o número do cartão de crédito ou débito, ou ainda dados da conta corrente para realizar compras não autorizadas.

Os consumidores, de acordo com dados da pesquisa, perderam, em média, R$ 2.022,46 em 2023. Um crescimento de 137% em relação ao ano anterior. Assim, ao menos 36% têm optado por fazer compras online em lojas que têm medidas de segurança mais rigorosas.

As empresas brasileiras consideram investimentos e mudanças em sua tecnologia com o objetivo de proteger negócios e clientes. Além disso, mais da metade planejam adotar provedores de pagamentos com mecanismos aprimorados na proteção contra fraudes.

Fraudes causam prejuízo de R$ 8,5 milhões em lojas online e físicas
Lojas físicas também tiveram prejuízos (Francisco Cepeda/Giro S/A)

Com informações complementares do portal Broadcast.

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