Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Sediado em Osasco, Mercado Livre registra 9% a menos de visitas em fevereiro

Logo Giro
Os próximos relatórios, referentes a Semana do Consumidor e Páscoa, devem apontar tendências (Divulgação/Pexels)

Mercado Livre teve 330 milhões de acessos no período. Tráfego geral do e-commerce no País caiu 12,3%. Dia das Mães deve retomar crescimento

Após registrar bons resultados no final de 2023 e em janeiro deste ano, o tráfego do e-commerce caiu 12,3% em fevereiro em comparação ao primeiro mês de 2024, somando 2,34 bilhões de visitas únicas. Segundo o Relatório Setores do E-commerce, o número é 1,2% menor do que o de fevereiro de 2023, quando os acessos também haviam caído após desempenho positivo de janeiro do mesmo ano. Os dados são da Conversion, agência de Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, SEO).

“Depois do aquecimento na demanda do fim do ano, das férias e da volta às aulas, além do fato de fevereiro ser um mês mais curto, vemos essa já esperada queda no tráfego”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion. “Apesar da retração, este é um momento de recuperação para o varejo como um todo, dadas as condições macroeconômicas”, acrescenta Ivo.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

E-commerce: motivos da queda

Mas, o que levou à queda de tráfego? Uma das explicações são as retrações de alguns setores que vinham de resultados positivos desde novembro passado, como o de turismo, que alcançou a marca extraordinária de 240 milhões de acessos somente no mês de janeiro de 2024. No entanto, em fevereiro, o setor sofreu queda significativa, perdendo quase um terço de seu desempenho (-26%) em comparação com o mês anterior.

As plataformas de produtos infantis e de eletroeletrônicos também caíram significativamente em fevereiro, -18,7% e -17%, respectivamente, colaborando com o resultado geral negativo.

Destaque também para o marketplace. O principal setor do e-commerce brasileiro viu seu tráfego diminuir em 11,7% no mês. Em números absolutos, o segmento teve 1,04 bilhão de visitas únicas, o pior desempenho desde setembro de 2023 (1,03 bi). Sozinhos, os marketplaces respondem por metade de todos os acessos do comércio eletrônico do Brasil.

Mercado Livre: mais de 300 milhões de visitas

As empresas de e-commerce perderam bastante acessos em fevereiro. Um dos líderes no mercado de e-commerce e serviços financeiros na América Latina, o Mercado Livre, sediado em Osasco, registrou 330 milhões de visitas, 9% a menos em relação ao mês anterior. Já a multinacional de comércio eletrônico Amazon, com centro de distribuição em Cajamar, retraiu 12%.

A plataforma de compras online Shopee, com CDs em Barueri e Santana de Parnaíba, caiu 7%. A Magalu perdeu quase um quarto do tamanho (-20,1%) em comparação ao primeiro mês do ano.

Confira o desempenho das empresas de e-commerce:

Sediado em Osasco, Mercado Livre registra 9% a menos de visitas em fevereiro
Fonte: Conversion/2024

Recuperação do setor: Dia das Mães

Os próximos relatórios já devem apontar tendências: em março, por exemplo, houve a Semana do Consumidor, considerada a “Black Friday do primeiro semestre”, além da Páscoa, no fim do mês.

Em maio acontecerá a data mais relevante do varejo na primeira metade do ano: o Dia das Mães. “Com tais eventos importantes se aproximando, tudo indica que os números irão subir, e os relatórios futuros têm o potencial de mostrar insights valiosos. Esses dados podem orientar estratégias e ajudar o varejo a se preparar para tirar o máximo proveito das oportunidades que se apresentam”, afirma Ivo.

Sentido contrário

Por outro lado, um segmento seguiu na direção contrária: o de Farmácia e Saúde. Com 129,9 milhões de acessos únicos, superou o mês de janeiro, que já havia sido de crescimento (127 milhões de visitas). A alta agora foi de 1,7%.

Três redes de farmácias somam boa parte do tráfego do setor: a Droga Raia (22 milhões), a Drogasil (16,6 milhões) e a Drogaria São Paulo (10,2 milhões). A plataforma de medicamentos Consulta Remédios e o e-commerce de suplementos alimentares Growth também destacaram-se, com15 milhões e 13,2 milhões de acessos, respectivamente.

Sediado em Osasco, Mercado Livre registra 9% a menos de visitas em fevereiro
Dia das Mães promete movimentar o setor de e-commerce (Divulgação/Freepik)

Amazon volta à disputa

Depois de alguns meses na liderança do Share of Search, a marca de copos Stanley terminou fevereiro empatada com a Amazon, que ocupou a 1ª posição por boa parte do ano passado. Elas somam 61% das buscas.

Isso significa que as marcas possuem mais citações diretas nos buscadores dentro dos seus setores: a Stanley dentro de Presentes e Flores e a Amazon entre Importados.

A lista de Share of Search ainda inclui a Petz (41% entre produtos pets), a Drogasil (38% entre Farmácias) e a Cobasi (31%).

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail