Dez municípios tiveram saldo positivo, segundo Caged. Barueri foi o que mais criou novas vagas: 2.781, mais que o dobro em relação a setembro
No mês de outubro, o saldo positivo de novos empregos voltou a crescer em dez dos 12 municípios da região metropolitana oeste da Grande São Paulo que integram o consórcio Cioeste. O período registrou 5.971 contratações com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, órgão do Ministério do Trabalho.
Para quem não sabe, o saldo positivo é o número de admissões menos a quantidade de desligamentos registradas no município, Estado ou no País. Segundo informado pelo GIRO, o valor subiu em relação ao mês de setembro, que registrou 4.569 novos postos.
Caged de outubro: Barueri lidera
A reportagem do GIRO apurou que o município de Barueri, mais uma vez, foi o maior gerador de empregos em outubro. Foram registradas 21.145 admissões e 18.364 desligamentos no mês. Ou seja, saldo positivo de 2.781 contratações com carteira assinada, mais que o dobro em relação ao mês de setembro, que registrou 1.174 novos postos.
Cajamar ficou na segunda posição no Caged de outubro, com 3.631 contratações e 2.708 demissões. O saldo positivo na cidade foi de 923 novas vagas de emprego, também superior ao saldo do mês de setembro, que foi de 620 novas vagas.
LEIA TAMBÉM: Alunos de Osasco lançam livro semifinalista do prêmio Jabuti
Confira outros números do Caged
Em terceiro lugar aparece o município de Osasco, com saldo positivo de 849 admissões com carteira assinada. Foram contratados 8.747 profissionais e demitidos 7.898 pessoas. O número de novas contratações caiu em outubro na cidade em comparação a setembro, que registrou saldo positivo de 940 vagas de trabalho.
Já a cidade de Santana de Parnaíba, ocupante da quarta posição, registrou 2.712 admissões e 2.175 desligamentos, resultando em saldo positivo de 537 novos postos de trabalho. O município também registrou queda em relação ao mês anterior, que teve saldo de 582 admissões.
Cotia obteve saldo positivo de 392 oportunidades de emprego. São Roque registrou 359. Araçariguama chegou a 91 e Vargem Grande Paulista teve 24 admissões. Jandira e Pirapora do Bom Jesus obtiveram saldo positivo de 10 e 5, respectivamente, no mês de outubro.
Dois municípios da região oeste tiveram saldo negativo no mês de outubro deste ano. Carapicuíba registrou -144 novos postos de trabalho. Já a cidade de Itapevi obteve saldo negativo de -10 novas contratações.

Dados estadual e nacional
No Estado de São Paulo, o saldo positivo foi de 69.442, crescimento de 22.136 novas oportunidades de trabalho com carteira assinada em relação a setembro. A unidade da federação foi a que obteve o melhor desempenho no mês de outubro deste ano. Em seguida vem o estado do Rio de Janeiro, com saldo positivo de 18.803 contratações.
No Brasil, o saldo positivo foi de 190.366, caindo em relação ao mês de setembro, que registrou 211.764 novas vagas de emprego.
LEIA MAIS: VAGAS: Barueri e São Roque reúnem 93 oportunidades
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.