Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Alunos de Osasco lançam livro semifinalista do prêmio Jabuti

Logo Giro
Obra foi escolhida para a semifinal do prêmio Jabuti, o maior da literatura brasileira (Divulgação/Governo de SP)

Em 2023, alunos da rede estadual de ensino da cidade foram motivados a pesquisar sobre particularidades e histórias locais

A estação de trem, a Capelinha, as ruas com sobrenomes italianos, e o “Dogão de OZ” fazem parte do cotidiano das pessoas que moram no município de Osasco. Em 2023, alunos da rede estadual de ensino da cidade foram motivados a pesquisar sobre essas e outras particularidades, além de histórias locais. O resultado desse trabalho é a colaboração no livro “Osasco, a Cidade da Gente”, lançado na sexta-feira, 24 de novembro, na Escola Estadual Professora Lucy Anna Carrozo Latorre.

A obra foi selecionada para a semifinal do prêmio Jabuti, o maior da literatura brasileira, e contou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), patrocínio da empresa Lwart Soluções Ambientais, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, além de produção executiva da Doble Cultura e da Editora Olhares.

A obra foi conduzida por escritores profissionais, responsáveis pela amarração das histórias, narrativa e edição final. Da rede estadual de ensino, participaram da pesquisa, elaboração das histórias e ilustrações os estudantes e professores das escolas Professor Vicente Peixoto, Jardim Santa Maria III, Professora Lucy Anna Carrozo Latorre, Educador Paulo Freire, Júlia Lopes de Almeida e Professor José Liberatti.

Alunos de Osasco lançam livro semifinalista do prêmio Jabuti

Alunos receberão exemplares no próximo ano

Para 2024, os livros serão distribuídos também às escolas estaduais e os docentes serão motivados a trabalhar seu conteúdo nas aulas de história e geografia, por exemplo.

Alunos de Osasco lançam livro semifinalista do prêmio Jabuti
Lançamento aconteceu dia 24/11 na Escola Estadual Professora Lucy Anna Carrozo Latorre (Divulgação/Redes sociais da escola)

O lançamento e a tarde de autógrafos, com a participação de estudantes e professores, aconteceu nesta sexta-feira (24), na Escola Estadual Professora Lucy Anna Carrozo Latorre, localizada na rua Miosótis, 431, Jardim das Flores.

Sobre o Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti é um dos mais importantes prêmios literários do Brasil. Ele foi criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro e é concedido anualmente a obras literárias em diversas categorias, como romance, conto, poesia, ensaio e literatura infantil. O nome “Jabuti” faz referência a uma tartaruga que é símbolo da sabedoria na tradição indígena brasileira. Ganhar um Jabuti é um reconhecimento significativo no cenário literário brasileiro.

LEIA TAMBÉM.Osasco e região: últimos dias de novembro com calor e chuva

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.