Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Vice-prefeito: uma escolha estratégica e não simbólica

Logo Giro
Carlinhos Muller

O vice-prefeito deve ser um parceiro efetivo do prefeito, compartilhando responsabilidades e participando na formulação e execução de políticas públicas.

Com a aproximação das eleições municipais, observamos que muitos pré-candidatos a prefeito estão deixando para o último momento o anúncio do nome do pré-candidato a vice-prefeito, aguardando próximo das convenções partidárias para fazer essa divulgação. Essa estratégia, muitas vezes, visa aumentar a expectativa e maximizar o impacto da escolha. No entanto, é essencial que essa decisão seja tomada com a devida responsabilidade.

Historicamente, em muitas administrações, o vice-prefeito ou vice-prefeita tem sido visto como uma figura decorativa, sem um papel ativo nas decisões e ações do governo. O vice-prefeito deve ser um parceiro efetivo do prefeito, compartilhando responsabilidades e participando ativamente na formulação e execução de políticas públicas. Ele deve ter competências complementares às do prefeito, ajudando a equilibrar e fortalecer a liderança do executivo municipal.

À medida que as convenções partidárias se aproximam, os pré-candidatos têm a responsabilidade de escolher vices que possam contribuir com a administração. Esta decisão, deve ser tomada com um olhar voltado para o bem-estar da população. Já os eleitores, devem acompanhar de perto essas escolhas, pois o voto consciente é fundamental para a construção de uma administração pública competente e alinhada com os interesses da sociedade.

_

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail