Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Turismo em Pirapora do Bom Jesus pode ser prejudicado com a volta da espuma no Rio Tietê

Logo Giro
Segundo a Cetesb, a formação de espuma decorre de resíduos de detergentes despejados no rio sem passar por tratamento adequado (Divulgação/Secom Pirapora do Bom Jesus)

Um problema antigo volta a assombrar os moradores e autoridades de Pirapora do Bom Jesus. É que no início deste mês, o Rio Tietê voltou a ficar coberto por uma densa camada de espuma, que se estendia da barragem da Hidrelétrica de Pirapora até o Centro da cidade, por onde passam as suas águas. No dia 1º de maio essa espuma também foi visualizada em Salto, município localizado a 50 km de distância de Pirapora.

Ao site “Dinheiro Rural”, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), alegou que “a formação de espuma decorre de resíduos de detergentes despejados no rio sem passar por tratamento adequado. O material que seria degradado biologicamente durante o tratamento acaba se transformando em espuma durante a passagem por barragens e corredeiras”.

Moradores do local relatam que quando a espuma volta, seu cheiro piora no inverno, principalmente porque o volume do rio diminui e os resíduos ficam mais concentrados. Infelizmente esse é um problema já antigo na região e que ainda não teve uma solução adequada. Em 2015, a espuma chegou a invadir ruas e casas, tamanho foi o nível de poluição. 

Receba nossas notícias em seu e-mail