Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

GRIPE: Itapevi, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba liberam vacinação

Logo Giro
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, podem variar de quadros leves a graves e, nos casos agravados, podem levar ao óbito (Christian Carracci/PMI)

Vacinação contra a influenza (gripe) foi liberada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Confira mais detalhes

Diversas prefeituras ampliaram a vacinação contra a influenza (gripe) para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A medida foi tomada com base na orientação do Ministério da Saúde para combater o crescimento dos casos da doença, além de ampliar a cobertura de imunização nas cidades. Osasco, Cotia, Itapevi e Santana de Parnaíba já aderiram a esta ação.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, podem variar de quadros leves a graves e, nos casos agravados, podem levar ao óbito. A meta do Ministério da Saúde é que essa cobertura chegue a 90% da população.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Gripe: vacinação em Itapevi

Para ser vacinada, a pessoa precisa comparecer a qualquer unidade de saúde de Itapevi – Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (USF). O morador deve levar documento com foto e CPF (RG ou CNH), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de carteira de vacinação.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Nas USFs do Jardim Vitápolis e do Parque Suburbano, além da UBS do Jardim Rainha, a vacinação ocorre até as 18h.

GRIPE: Itapevi, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba liberam vacinação
O imunizante é aplicado em dose única, com exceção para as crianças que vão receber a vacina pela primeira vez (Vagner Santos/Secom Cotia)

Gripe: vacinação em Cotia

 A partir de agora, o público em geral de Cotia pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e se proteger contra a doença. Basta levar documento oficial e cartão de vacina (se tiver). No caso das crianças, a caderneta de vacinação é obrigatória.

Gripe: vacinação em Osasco

Np dia 27/4, centenas de pessoas com idades acima dos seis meses foram vacinadas contra a Influenza no drive-thru montado no estacionamento da prefeitura de Osasco. Quem não participou da ação pode comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira.

Gripe: vacinação em Santana de Parnaíba

Os munícipes de Santana de Parnaíba com idade a partir dos seis meses de idade também podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para receber o imunizante contra a gripe. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

GRIPE: Itapevi, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba liberam vacinação
Osasco havia feito um drive-thru para vacinar munícipes no final de abril (Fernanda Cazarini/PMO)

Detalhes da vacina

A vacina contra a gripe disponibilizada pelo Ministério da Saúde conta com três cepas do vírus Influenza, definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com base em estudos globais sobre a incidência da doença. Por conta da mutação do vírus, é necessário que a população seja vacinada todo ano para estimular o sistema imunológico a produzir defesas contra a gripe.

O imunizante é aplicado em dose única. A exceção é apenas para as crianças que vão receber a vacina pela primeira vez. Neste caso, são aplicadas duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

Sobre a influenza

A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda de alta transmissão que afeta o sistema respiratório. A doença pode gerar sintomas mais graves e levar a óbito, principalmente em pessoas que apresentam fatores ou condições de risco como lactentes, crianças, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e entre outras condições

O período de desenvolvimento do vírus no corpo humano é de cerca de dois dias. A transmissão ocorre principalmente em ambientes fechados e de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada. O vírus pode também ser passado por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias e ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, os olhos, nariz ou boca.

Os principais sintomas são a febre, que dura em torno de três dias, dores de cabeça, dores musculares, dor de garganta e fadiga. Com a progressão da doença, sintomas respiratórios, como a tosse, se tornam mais evidentes.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail