Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Por causa das chuvas no RS, governo adia Enem dos concursos

Logo Giro
Governo Federal avalia uma nova data para a realização das provas para o Enem dos Concursos (Agência Brasil)

Provas do CNU, o Enem dos concursos, seriam aplicadas domingo (5). Nova data será definida. No país, foram cerca de 2,5 milhões de inscritos

O governo Federal anunciou no começa da tarde desta sexta-feira (3), que decidiu adiar o Concurso Nacional Unificado (CNU), que ficou conhecido como Enem dos Concursos. As provas seriam realizadas neste domingo (5). A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

O estado decretou calamidade pública diante da devastação, causada por uma série de temporais que atingiu a localidade nos últimos dias. Até o começo da tarde desta sexta-feira, o governo do Rio Grande do Sul confirmou que existem 37 mortos, 74 desaparecidos e mais de 24 mil moradores desabrigados.

De acordo com o governo Federal, o Rio Grande do Sul tem 86 mil candidatos inscritos, e os exames seriam realizados em 10 cidades – algumas delas em situação de emergência. Em todo o Brasil foram cerca de 2,5 milhões de inscritos.

“O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação, em entrevista à emissora oficial do governo.

CNU – Enem dos Concursos

O Concurso Nacional Unificado é um modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O processo seletivo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Por causa das chuvas no RS, governo adia Enem dos concursos
Mais de 2 milhões e 140 mil pessoas inscreveram-se para o “Enem dos Concursos” (Marcos Santos/USP Imagens)

Segundo o governo federal brasileiro, a prova visa promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail