giro

Rede social X: antigo Twitter segue bloqueado no Brasil

Logo Giro
celular anatel x
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes determinou o desbloqueio das contas bancárias do X (Divulgação/Anatel)

Segundo a Anatel, não houve alteração da decisão do STF e em virtude disso, o X segue proibido de operar no país; saiba mais

Continua valendo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a rede social X (antigo Twitter) bloqueada no Brasil. A plataforma, de propriedade de Elon Musk, estava há três semanas proibida de operar no país, esteve disponível novamente na manhã desta quarta-feira (18).

Segundo o portal “Info Moneys”, o STF está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários, sendo apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes.

Conforme informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por ordenar às operadoras o cumprimento da determinação de suspender a plataforma, disse em nota que não houve alteração da decisão. “A Anatel está verificando os casos informados.”

Suspensão do X: mais informações

A suspensão ocorreu no dia 30 de agosto. Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes determinou o desbloqueio das contas bancárias do site e da Starlink, após o pagamento das multas aplicadas pelo STF.

As multas, que totalizam R$ 18,35 milhões, foram pagas com recursos encontrados nas contas bancárias das duas empresas.

x
Plataforma foi bloqueada em agosto (Divulgação/X)

Até o momento, não há uma declaração oficial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Este retorno repentino deixa muitos especulando sobre as possíveis razões por trás da volta do X ao mercado brasileiro.

O bloqueio da rede social se deu em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes A medida foi tomada após descumprimento ao prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma, para indicar um representante legal da companhia no país.

De acordo com a Agenda Brasil, a decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte. No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede social ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas. 

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail