X estava suspenso em todo território nacional desde do dia 30/08, em virtude do descumprimento de várias decisões do STF; saiba mais
Após a autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar no Brasil, na tarde desta terça-feira (08). O jurista ainda determinou que a Anatel adote as providências para que a medida seja cumprida de forma plena.
A plataforma estava suspensa em todo território nacional desde do dia 30 de agosto, em virtude do descumprimento de várias decisões do STF. A medida foi tomada após descumprimento ao prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma, para indicar um representante legal da companhia no país.
Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a suspensão da rede social seria mantida até que as decisões judiciais da Corte fossem cumpridas. A medida foi apoiada pela Primeira Turma do Supremo.
Volta do X no Brasil: mais detalhes
O ministro autorizou o restabelecimento do X após a empresa confirmar ao STF o pagamento de todas as multas, que chegavam aos valores R$ 28,6 milhões.
No fim de setembro, o X comprovou ter cumprido integralmente as duas condições para a retomada dos serviços em território brasileiro: o bloqueio de perfis que disseminavam informações falsas e a nomeação de um representante legal da empresa no país.

O Brasil tem mais de 20 mil provedores para utilizar a rede social, segundo o Ministério das Comunicações. Por isso, a depender da operadora e do meio de acesso (navegador ou aplicativo), é possível que alguns usuários demorem mais para conseguirem acessar o X.
*com informações dos portais de notícia Agência Brasil e G1.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.