giro

Conta de luz em Barueri, Osasco e mais oito cidades vizinhas terá reajuste de 12,04%

Logo Giro
Vista panorâmica do bairro Alphaville, em Barueri (Uelson Henkell/Giro S/A)

A conta de luz de 24 municípios do estado de São Paulo deve ficar 12,04% mais cara. O aumento começou a valer na segunda-feira (4). A Agência nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na semana passada, o reajuste tarifário das contas de luz de 2022 da Enel Distribuição São Paulo. 

Entre essas cidades, dez delas estão localizadas na região metropolitana oeste da Grande SP: Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. Araçariguama e São Roque não aparecem na lista.

O aumento médio para o consumidor será de 12,04%, sendo 18,03% para alta tensão e 10,15% para baixa tensão. Os consumidores de baixa tensão englobam clientes residenciais na maioria dos casos. Indústrias e grandes comércios representam, no geral, os de média e alta tensões.

Segundo a companhia, a inflação, encargos setoriais – como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) -, e os custos de compra de energia durante a crise hídrica de 2021 foram os principais fatores que influenciaram o aumento. A Enel ressaltou ainda que o crescimento das tarifas seria de 27,64% se não houvesse um esforço de redução por meio de medidas do governo federal e da própria empresa.

Receba nossas notícias em seu e-mail