A regularização da Zona Azul deve ser feita exclusivamente em um posto físico credenciado. Confira mais informações
Já estão valendo as mudanças na cobrança pelo uso de vagas da Zona Azul, em Cotia. Por meio do Decreto 9.405/2025, a Prefeitura estabelece um prazo de até 24h para que os motoristas regularizem a situação caso tenham sido notificados pela fiscalização, evitando a aplicação da multa. “O pagamento do valor devido poderá ser realizado no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o término da utilização”, diz o Decreto.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Zona Azul: Como era antes
Antes, os motoristas que estacionavam nas vagas demarcadas de estacionamento rotativo sem comprar o crédito, pelo uso da vaga por até duas horas, estavam sujeitos à multa.
“Agora é diferente, a pessoa não comprou o crédito, recebe a notificação e, se fizer o pagamento pelas duas horas de uso da vaga no prazo de 24 horas a partir da notificação, anula a possibilidade da multa”, explicou o prefeito Welington Formiga. “Esse era um compromisso que eu tinha com a população de Cotia”, destacou.
Outro ponto instituído pelo decreto é a obrigatoriedade de a Prefeitura manter no site oficial (https://cotia.sp.gov.br/zona-azul-cotia/) todos os pontos de venda de crédito de Zona Azul na cidade para facilitar a localização por parte dos motoristas.
No site também é possível consultar os endereços com cobrança de Zona Azul. De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram), a regularização da zona azul deve ser feita exclusivamente em um posto físico credenciado.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.