giro

Zona Azul gratuita para PCDs em Barueri; Veja como funciona

Logo Giro
pcds barueri zona azul
Em Barueri, desde dezembro do ano passado, há 3.142 vagas rotativas pagas (Divulgação/Secom Barueri)

Segundo Prefeitura, para utilizar as vagas exclusivas e a isenção na Zona Azul, é necessário possuir a credencial para PCDs; saiba mais

Na cidade de Barueri, pessoas com deficiência (PCDs) possuem o direito a estacionar em vagas exclusivas e estão isentas de pagar a Zona Azul, sistema rotativo de áreas de estacionamento presente na localidade.

Segundo a administração municipal, para utilizar as vagas exclusivas, é necessário possuir a credencial para PCDs. O documento é emitido no Ganha Tempo e segue as diretrizes da resolução n° 304 de 18 de dezembro de 2018.

Além do direito às vagas exclusivas, as pessoas com deficiência não precisam pagar pela Zona Azul em Barueri, desde que utilizem as vagas demarcadas.

Em ambas as situações, para garantirem o acesso aos benefícios, é preciso colocar a credencial no painel do veículo, com a frente visível, ao estacionar em vagas especiais. Não é necessário que a pessoa com deficiência seja o motorista, desde que esteja no veículo.

“As vagas exclusivas só podem ser usadas por quem possui a credencial correspondente. Caso contrário, o veículo estará sujeito à multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e guinchamento”, explica a administração municipal.

Barueri: saiba como solicitar a credencial de PCD

Cartão para PCD deve ser emitido no Ganha Tempo (Divulgação/Pexels/Freepik)

O pedido do Cartão Pessoa com Deficiência é realizado pessoalmente no Ganha Tempo no setor verde. A credencial tem validade de cinco anos e, após este período, deve ser renovada seguindo o mesmo processo.

Para isso, no momento do cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF ou CNH original;
  • Comprovante de endereço no nome do solicitante (contas de água, luz ou telefone). Para casais, apresente também a certidão de casamento;
  • Laudo médico atualizado (validade de até 1 ano), contendo o CID da deficiência física.

Em caso de extravio, o munícipe deve apresentar o boletim de Ocorrência, laudo atualizado, documentos pessoais como RG e CPF e o comprovante de endereço.

No verso do Cartão, constam as orientações para o seu uso. Caso a pessoa com deficiência tenha outras dúvidas, ligar para o número 4199-1333 Ramal 257.

Zona Azul de Barueri: entenda mais

O Sistema de Estacionamento Rotativo Eletrônico de Barueri-SP é composto por vagas de estacionamento regulamentadas e pagas, localizadas nas vias e logradouros públicos, disponíveis para os usuários mediante ativação de Tíquetes Virtuais por meio de aplicativo para smartphones e PDVs credenciados.

As vagas regulamentadas da Zona Azul têm a finalidade de fomentar uma rotação elevada de veículos nos arredores das zonas de serviços, zonas comerciais, hospitais, escolas, etc.

Em Barueri, desde dezembro do ano passado, há 3.142 vagas rotativas pagas. O sistema de Zona Azul funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábados, das 8h às 13h. Domingos e feriados não há cobrança.

O aplicativo de Zona Azul está disponível na Google Play e na App Store. Por meio do app é possível ativar o tíquete de forma rápida e fácil, sem precisar sair do lugar; localizar o ponto de venda mais próximo; receber alertas de quando o tíquete estiver vencendo; além de consultar o mapa de calor, que indica as possibilidades de vagas nas áreas mais movimentadas.

Outros detalhes sobre os locais de Zona Azul em Barueri podem ser conferidos nesta matéria do Giro S/A.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail