Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Combate aos desmanches: Detran-SP triplica fiscalização no início de 2024

Logo Giro
Operação do Detran contra desmanches na cidade de Osasco (Divulgação/Governo de SP)

Recentes operações contra desmanches ocorreram em Osasco. Uma delas desbaratou um estoque clandestino de peças avaliado em R$ 20 milhões

De janeiro a junho de 2024, o Detran-SP realizou em torno de 800 operações contra o comércio ilegal das chamadas “peças de sangue”, como são chamadas as peças vendidas de modo ilegal por desmanches de veículos. O número representa mais que o triplo em comparação ao 1º semestre do ano passado, quando foram realizadas 249 ações, aumento de 220%.

Uma das mais recentes operações, realizada pela Polícia civil, desbaratou um estoque clandestino em Osasco, avaliado em R$ 20 milhões, no final de maio. Destinadas a veículos de luxo importados como Ferrari, Porsche e Ford Mustang, as peças, que iam de faróis a motores, não tinham cadastro, documentação ou origem comprovada. A loja, credenciada no Detran-SP, foi inspecionada a partir de denúncia motivada por anúncios online de autopeças para veículos importados com valor muito abaixo dos praticados no mercado.

No dia seguinte, também com o apoio da Polícia Civil e novamente no município, foi autuado e lacrado um desmanche irregular que estava em processo de credenciamento junto ao Detran-SP e, por isso, não poderia estar funcionando. As autoridades encontraram centenas de faróis e portas de carro. As peças – novas e usadas – estavam sem o selo de rastreabilidade, que permite checar a procedência. Assim como no primeiro caso, o proprietário do local foi preso em flagrante e levado para a delegacia.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Desmanches: pesquise antes de comprar peças

O Detran-SP tem dois serviços de pesquisa pela internet: um voltado para busca de peças e outro que lista os estabelecimentos comerciais credenciados no Estado de São Paulo. Confira:

  • Pesquisa por peças: pode ser feita tanto pelo tipo de componente desejado como pelo número da etiqueta afixada ao produto, permitindo verificar, de dentro de uma loja, a procedência de uma peça na prateleira. A busca é dividida em quatro categorias: automóveis (que inclui utilitários, caminhonetes e caminhonetas), motocicletas (onde entram ainda motonetas, triciclos, ciclomotores, quadriciclos e slide cars), ônibus (também micro-ônibus e motorcasas) e caminhões (ainda tratores e plataformas). Para verificar, clique aqui.
  • Pesquisa de lojas autorizadas: A relação completa de credenciados pelo Detran-SP no Estado de São Paulo para comercializar pelas automotivas está disponível no site do órgão. A lista é dividida por cidades, e segue a ordem alfabética dos municípios. Para verificar, clique aqui.
Combate aos desmanches: Detran-SP triplica fiscalização no início de 2024
Realize pesquisas nos canais oficiais do Detran-SP antes de adquirir peças (Divulgação/Governo de SP)

Denuncie

Caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita pela internet (clique aqui).

Denúncias de conduta irregular ou indício de corrupção nos serviços regulados pelo Detran-SP podem ser formalizadas por meio da ouvidoria do órgão. Os cidadãos podem acessar o FALA SP (fala.sp.gov.br), canal de comunicação recém-criado pelo governo do Estado, selecionar o Detran-SP e a opção “Denúncia”.

As operações são realizadas em todo o estado, com apoio das forças de segurança pública: as Polícias Civil e Militar, as Guardas Civis Municipais e a Vigilância Ambiental. Os desmontes autuados respondem a processo administrativo instaurado pelo Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), do governo paulista, e ficam sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal 12.977/2014. As punições vão de multa a interdição do estabelecimento e perda do material nele encontrado.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail