De janeiro a setembro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo realizou 878 fiscalizações a desmanches ilegais de veículos em todo o estado
Desde o mês de janeiro até o mês de setembro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou 878 fiscalizações a desmanches ilegais de veículos. A operação foi realizada em todo o estado de São Paulo. Esse número é 96,4% maior que o registrado no mesmo período de 2023, com 447 ações. Se forem comparados apenas os meses de setembro dos dois anos, o aumento é de 10,4% no mês passado.
Além disso, de janeiro de 2023 a setembro de 2024, foram 2.257 fiscalizações contra desmontes no estado, em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Civil e a Vigilância Ambiental. Os locais autuados respondem a processo administrativo instaurado pelo Detran-SP e ficam sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal 12977/2014, que vão de multa à interdição do estabelecimento e à perda do material apreendido.
Atenção consumidor
Quem for comprar peças em desmanches, deve primeiramente realizar uma consulta para saber se o estabelecimento é credenciado no portal do Detran-SP. A busca pode ser feita no site do Detran, na aba “Empresas Credenciadas”. Para consultar, acesse: https://encurtador.com.br/iptx0. Caso a empresa não seja encontrada na pesquisa, o local deve ser evitado. As peças também podem ser consultadas pelo QR Code ou no site do Detran-SP, basta acessar este link. É importante também exigir a nota fiscal do serviço que foi realizado. Caso o cidadão desconfie de que um local seja irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181, serviço da Secretaria de Estado da Segurança Pública, cujo sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, pelo site: www.webdenuncia.org.br.
Já pelo portal do Detran-SP, a manifestação deve ser encaminhada para a ouvidoria do órgão neste link. Os cidadãos também podem acessar o FALA SP, canal de comunicação do governo do estado, é só selecionar o Detran-SP e a opção “Denúncia”.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.