Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Combate à dengue: Osasco cria unidades de referência

Logo Giro
UBS poderá ser procurada em casos de sintomas leves da dengue (Fernanda Cazarini/Secom Osasco)

São três Unidades Básicas de Saúde em pontos estratégicos de Osasco para o atendimento de pacientes com sintomas leves de dengue

Com o aumento dos casos de dengue, a Prefeitura de Osasco começa a viabilizar a partir da próximo terça-feira (9), unidades de referência no atendimento aos pacientes com sintomas leves e moderados. Segundo dados do Painel de Monitoramento coordenado pela Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika, da Secretaria Estadual de Saúde, Osasco tem 4.131 casos confirmados da doença.

Com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento e trazer maior agilidade no diagnóstico e tratamento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santa Maria Goretti, no Bela Vista, Márcio Valdevino Batista, na Vila Menck, e Luciano Rodrigues Costa, no Jardim Roberto, atenderão de segunda a segunda, das 7 às 20 horas.

Os pacientes que sentirem sintomas leves e moderados, como dor de cabeça, febre, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações e cansaço extremo, deverão procurar atendimento nas Unidades de Referência para que seja realizada avaliação e exames clínicos e laboratoriais necessários para o avaliação e diagnóstico médico.

Para casos considerados moderados a graves, como manchas vermelhas na pele, febre constante, sangramentos, dores abdominais, diarreia, vômito e urina escura, a orientação é que os pacientes procurem as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros.

“Estamos comprometidos em oferecer um atendimento com ainda mais qualidade diante do aumento dos casos de Dengue na cidade. Com a criação das Unidades de Referência exclusivas com atendimento em horário estendido, os pacientes poderão buscar essas unidades para avaliação e diagnóstico médico. Contamos com a colaboração e compreensão de todos para enfrentarmos esse desafio juntos”, disse o prefeito de Osasco, Rogério Lins.

Unidades de referência no atendimento a dengue em Osasco

 Atendimento de segunda a segunda, das 7h às 20h

UBS Santa Maria Goretti – Avenida Analice Sakatauskas, 145 – Bela Vista

UBS Márcio Valdevino Batista – Rua Ribeirão Pires, s/n – Vila Menck

UBS Luciano Rodrigues Costa – Praça Maria José da Silveira, 100 – Jd. Roberto

Sintomas de casos leves a moderados de dengue

Dor de cabeça

Febre

Dor no fundo dos olhos

Dor nas articulações

Cansaço extremo

Procurar um UPA ou Pronto-Socorro de Osasco nos sintomas graves da dengue

Manchas vermelhas na pele

Febre constante

Sangramentos

Dores abdominais

Diarreia e vômitos

Urina escura

Portal “Dengue 100 Dúvidas”

Para ajudar no combate à doença, começou no dia 26 de fevereiro, o portal “Dengue 100 Dúvidas”, lançado pelo Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Os cidadãos terão acesso a um serviço que esclarece as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. O site faz parte do conjunto de anúncios realizado pelo Comitê de Operações de Emergências (COE) do Estado de São Paulo.

Estado de São Paulo ultrapassa 104 mil casos confirmados de dengue
Objetivo do portal Dengue 100 Dúvidas é esclarecer a população sobre sintomas e formas de combater os focos do mosquito transmissor (Arquivo/Agência Brasil/Divulgação)

O portal reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya nos buscadores de internet. Além de orientar sobre o combate ao mosquito, a ação ajuda a desmistificar fake news que circulam nas redes sociais. Basta acessar www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail