Logo Giro
Search
Close this search box.

Mônica Veloso

Monica Veloso
Na Câmara dos Deputados pretende atuar defendendo desenvolvimento regional sustentável; fortalecimento da geração de emprego e renda, entre outras propostas.

Com mais de 30 anos de vida pública, Mônica Veloso é candidata à deputada federal pelo PDT. Nascida e criada em Osasco, a política é filha de operários e desde muito cedo engajou-se na luta pelos direitos dos trabalhadores da área da metalurgia. Começou a trabalhar neste setor na empresa Mecano Fabril.

No final dos anos 1980, se torna vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa). Em 1989, ingressa no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Foi a primeira mulher a presidir o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), também ocupou cargos importantes na direção da Força Sindical.

Nas políticas sociais, atua como diretora gerente aAssociação Eremim – Ação Social de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Humano, ganhadora de Prêmio Itaú Unicef, Criança Esperança, aliada social do Instituto Criar TV e Cinema, e da Gestão municipal de Osasco.

Filiada há 12 anos ao PDT, em 2012 ficou como primeira suplente nas eleições para a Câmara de Vereadores de Osasco. Atuou na Secretaria de Desenvolvimento,Trabalho e Inclusão (2013-2016) e Secretaria Executivade Políticas para Mulheres e Promoção da Diversidade(2021-2022).

Na Secretaria do Trabalho, três projetos se destacaram:qualificação profissional e geração de empregos, por meio dos Feirões de Emprego; fomento a Economia Solidária. Articulou e construiu em conjunto com o movimento sindical da região, o Termo de Compromisso que estabeleceu a Agenda de Trabalho Decentee sua instituição como Lei Municipal.

Foi a primeira a assumir a Secretaria de Políticas para Mulheres e Diversidade de Osasco. Destacam-se em sua gestão a implementação e fortalecimento do Programa de Política de Combate a Violência contra as mulheres, Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência; Casa de Passagem da Mulher e a Casa de Acolhimento para a população LGBTQIA+.

Na Câmara dos Deputados pretende atuar defendendo desenvolvimento regional sustentável; fortalecimento da geração de emprego e renda; programas de qualificação profissional; combate a violência contra as mulheres; e políticas de emancipação social e econômica para a população: Saúde, Educação, Cultura.

Em Osasco a principal dobrada é com o candidato a deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos)

Receba nossas notícias em seu e-mail