Logo Giro
Search
Close this search box.

Renata Abreu

Renata Abreu
Além da Defesa da Mulher, tem a Educação como uma de suas principais lutas. Na área educacional propõe a inclusão de educação política e direitos do cidadão como matéria obrigatória nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio e a valorização dos professores por meio de incentivos fiscais e salariais.

Renata Abreu é deputada federal em segundo mandato, reeleita pelo Estado de São Paulo com mais de 161 mil votos. É presidente nacional do Podemos. É administradora de empresas, advogada e pós-graduada em Direito Eleitoral. E uma das líderes mais ativas da nova geração de políticos do Brasil.

É autora do projeto que virou a Lei 13.931/2019, que obriga profissionais de Saúde a notificarem a polícia, no prazo de até 24 horas, indícios ou confirmação de violência contra a mulher atendida na rede pública ou privada.

Também é uma das autoras do projeto de lei que resultou na Lei da Importunação Sexual (Lei 13.718/18), que pune com até 5 anos de cadeia quem pratica ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. Também é autora de outros projetos de lei em defesa da mulher, pela valorização do professor e por uma Educação ​que forme melhor seus cidadãos, entre outros.

Além da Defesa da Mulher, tem a Educação como uma de suas principais lutas. Na área educacional propõe a inclusão de educação política e direitos do cidadão como matéria obrigatória nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio e a valorização dos professores por meio de incentivos fiscais e salariais. Ela tem convicção que a Educação é a ferramenta mais poderosa para transformar as pessoas e mudar o País.

Em seu primeiro mandato (2015-2018), mesmo novata na política, esteve no centro das principais decisões do Congresso. Foi a líder do partido na Câmara Federal e decidiu junto com a população questões importantes para o país, como o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o prosseguimento das investigações contra o presidente Michel Temer.

Transformou o antigo PTN no atual Podemos, fundado em 2017 com a missão de incorporar três pilares: transparência, participação e democracia direta, permitindo às pessoas decidirem os votos de seus parlamentares nas principais questões em discussão no Brasil, por meio de votações online no aplicativo do partido.

O Podemos nasceu com 4 e menos de um ano depois tinha 17 deputados federais e 5 senadores da República, transformando-se no partido que mais cresceu no Brasil. Em 2018, lançou o senador Alvaro Dias como candidato à presidência da República.

O sucesso do projeto Podemos capitaneado por Renata Abreu: hoje, são 24 deputados estaduais em 12 Estados, 11 deputados federais e 9 senadores no Senado.  Em 2018, nas eleições municipais, praticamente dobrou sua bancada de vereadores em todo o Brasil, ampliando de 764 para 1.524 eleitos. E elegeu 103 prefeitos (+243%).

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.