Logo Giro
Search
Close this search box.

Aldo Rebelo

Em 2004, Aldo Rebelo licenciou-se do mandato para ser ministro da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais.

O deputado Aldo Rebelo é jornalista, foi vereador na capital paulista e depois deputado federal, de 1991 a 2011. Aldo Rebelo começou na política como líder estudantil, nos anos 1970. Na época, ele fazia oposição ao regime militar e já era integrante do Partido Comunista do Brasil, que estava na clandestinidade.

De 1979 a 1981, pertenceu à diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), primeiro como secretário-geral e depois como presidente. Aldo não chegou a se formar em Direito, mas se tornou, mais tarde, jornalista.

Em 1981, o alagoano de Viçosa radicou-se em São Paulo, onde ajudou a fundar a União da Juventude Socialista (UJS). Em 1982, candidatou-se pela primeira vez a deputado federal pelo PMDB, já que o PCdoB continuava sendo clandestino. Perdeu a eleição, mas seguiu na militância de esquerda. Em 1984, participou da campanha pelas Diretas Já e, cinco anos depois, foi eleito vereador em São Paulo, pelo PCdoB.

Em janeiro de 2004, licenciou-se do mandato para ser ministro da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Governo Lula. Voltou à Câmara em 20 de julho de 2005.

Receba nossas notícias em seu e-mail