Órgão de defesa do consumidor oferece orientação presencial sobre a Black Friday; já estão sendo registrados reclamações sobre promoção
O Procon-SP terá uma série de postos espalhados pelo estado de São Paulo para orientar consumidores e fornecedores no período da Black Friday. O objetivo é reduzir a quantidade de problemas e reclamações formalizadas na plataforma do Procon.
“O Procon-SP vem investindo bastante na prevenção e na orientação de fornecedores e consumidores, com o objetivo reduzir as reclamações e melhorar as relações de consumo em todo o estado. E continua acompanhando os grandes eventos para evitar práticas abusivas e o não cumprimento do Código de Defesa do Consumidor”, afirma Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
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Na capital
Na cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, os consumidores poderão tirar dúvidas e formalizar reclamações em postos montados nas estações Tatuapé (CPTM), Sacomã (Metrô) e Jabaquara (EMTU), em todas as sextas-feiras de novembro (exceto no feriado do dia 15, nesta semana o atendimento será na quinta-feira, 14), com especialistas do Procon-SP também recebendo reclamações das 9h às 16h.
Interior e no litoral
Já os consumidores do interior e do litoral, poderão buscar orientação nos micro-ônibus do Procon Móvel, que estarão em diversas cidades, com destaque para os casos da Black Friday também nas sextas-feiras de novembro, das 9h às 16h – exceto no dia 15, a ação acontecerá na quinta-feira, 14, com atendimento em Santos, no bairro do Gonzaga.
1º/11 – Sexta-feira | 08/11 – Sexta-feira | 14/11 – Quinta-feira | 22/11 – Sexta-feira | 29/11 – Sexta-feira |
Presidente Prudente | Jundiaí | Santos | Votuporanga | São José dos Campos |
Praça Nove de Julho | Praça Governador Pedro de Toledo | Bairro Gonzaga – local a definir | Praça Cívica Benedito Lopes de Oliveira | Praça Afonso Pena |
Além das ações presenciais, o Procon-SP estará divulgando, ao longo de todo o mês de novembro em suas redes, vídeos, cards, dicas e recomendações para os consumidores não serem enganados com ofertas desvantajosas, ou para evitarem cair em golpes, que também aumentam neste período de grande demanda por compras.
Procons municipais conveniados também serão convidados a compartilhar estes materiais, amplificando a divulgação para alcançar o máximo possível de consumidores em todo o estado de São Paulo.
Na última semana da promoção o Procon-SP divulgará, diariamente às 17h, relatórios parciais com as principais reclamações dos consumidores em sua plataforma e um balanço (mesmo com situações pendentes) na segunda-feira (2).
Atenção na Black Friday
Além disso, o Procon-SP monitora preços de 60 produtos em mais de 10 sites de e-commerce, desde outubro, para identificar eventuais práticas abusivas ou de ofertas indevidas durante a Black Friday, que se tornou um dos períodos de vendas mais relevantes para o comércio brasileiro.
Como em todos os anos o número de reclamações aumenta, o Procon-SP adota uma política de monitoramento prévio de preços, criando um repertório de informações para servirem de comparação e de referência para casos em que os consumidores relatarem situações de ofertas enganosas.
Também de forma preventiva, o Procon-SP enviou para empresas com muitas reclamações e entidades representativas dos fornecedores, recomendações sobre como agir e evitar a repetição dos problemas, com base nas queixas feitas durante a Black Friday do ano passado.
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