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Procon-SP divulga ranking das empresas com mais reclamações em 2023

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Procon-SP divulgou lista com as 50 empresas que mais registram reclamações (Divulgação/Governo SP)

Mercado Livre e Bradesco, com sedes em Osasco, estão no ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações no Procon-SP

O Mercado Livre e Bradesco, ambas com sede na cidade de Osasco, aparecem na lista do Procon-SP das empresas com maior número de reclamações em 2023. As informações foram divulgadas pelo órgão de defesa do consumidor, nesta sexta-feira (15), e referem-se a processos administrativos. Ou seja, reclamações não solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão de defesa.

O Bradesco aparece em 5º lugar, com 4.815 reclamações registradas, sendo 1.291 atendidas e outras 3.524 não atendidas. Já o Mercado Livre ocupa a 11º colocação no ranking. A empresa registrou 3.708 reclamações ao longo de 2023. Deste total, 1.306 foram atendidas e outras 2.402 não foram solucionados. Nas primeiras colocações estão as empresas: Hurb Technologies S/A, Grupo 123 Milhas e Enel.

“O grande volume de reclamações reflete o tamanho da economia paulista; mas, ainda chama a atenção o baixo índice de solução apresentado pelas empresas, especialmente as que figuram nas primeiras colocações no ranking. É essencial que os fornecedores se conscientizem sobre a necessidade de investirem mais recursos e atenção para resolver os problemas apresentados pelos consumidores, que em muitos casos são de simples solução, bastando ouvi-los com um pouco mais de atenção, e este ranking pode ser uma excelente ferramenta para que as empresas identifiquem onde precisam se aprimorar”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP

Reclamações no Procon-SP

Em todo o ano de 2023, o Procon-SP registrou 769.556 reclamações em seu canal de atendimento online e nos postos presenciais. No período, foram finalizadas 207.220 queixas feitas contra 21.925 fornecedores, com mediação feita pelos especialistas do Procon-SP – independentemente de terem sido atendidas pelo fornecedor.

Estas são as dez empresas com mais reclamações no Procon-SP durante o ano de 2023:

  1. Hurb Technologies S/A
  2. Grupo 123 Milhas
  3. Enel
  4. Itaú Unibanco
  5. Bradesco
  6. Ikeg
  7. Shopee
  8. Samsung
  9. Grupo Claro
  10. Mercado Livre

*com informações do portal de notícias assessoria de imprensa do Procon-SP

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