notícias de osasco

Notícias

giro

Vereadora Camila Godói reúne moradores e políticos em Fórum da Tarifa Zero em Itapevi

Vereadora Camila Godói fez pedidos para Saúde de Itapevi a deputados estaduais (Divulgação/Assessoria de Imprensa)

Evento reuniu lideranças políticas e moradores para discutir a viabilidade da implantação de um transporte gratuito na cidade

Abrir um espaço de diálogo com moradores e lideranças políticas sobre os benefícios da implantação do programa Tarifa Zero em Itapevi. Este foi o objetivo do 1º Fórum Público sobre Tarifa Zero organizada pela vereadora Camila Godói (PSB), na noite desta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Itapevi. O encontro contou com a participação do deputado federal, Jilmar Tatto (PT), vereadores de itapevi e municípios vizinhos, líderes comunitários, estudantes e especialistas sobre o tema.

LEIA TAMBÉM: Itapevi: vereadora Camila Godói prepara abaixo-assinado solicitando implantação de Tarifa Zero

“Estou extremamente grata por ver a Câmara Municipal de Itapevi repleta de cidadãos dedicados a discutir o futuro da nossa cidade. Acredito que a Tarifa Zero é um passo importante em direção a uma cidade mais social, inclusiva, e economicamente viável”, declarou a parlamentar de Itapevi.

Vereadora Camila Godói reúne moradores e políticos em Fórum da Tarifa Zero em Itapevi
Políticos e integrantes da sociedade civil discutem os benefícios do programa Tarifa Zero em Itapevi (Divulgação/Assessoria de Imprensa)

Camila Godói ainda pontuou que a gratuidade no transporte proporciona um alívio no bolso de muitas famílias que deixam de fazer a compra de algum tipo de alimento para pagar a passagem de ônibus. “Famílias com até quatro pessoas vão economizar um valor de R$ 15 mil por ano. Esse valor poderão ser revertidos para melhorar a renda da família em casa”, apontou.

Impactos com a implantação da Tarifa Zero em Itapevi

Durante o fórum, diversos tópicos foram abordados, incluindo os possíveis impactos econômicos, a viabilidade financeira do sistema de transporte público gratuito e as experiências de outras cidades que adotaram medidas similares.

A parlamentar reafirmou seu compromisso de continuar promovendo espaços de discussão e de buscar soluções viáveis para a mobilidade urbana. “Este é um processo contínuo, e é fundamental que todos tenham a chance de se envolver e contribuir.

Camila Godói pede subsídio federal para Tarifa Zero em Itapevi

Em junho, a vereadora Camila Godói esteve com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para pedir subsídio do governo federal para as tarifas de ônibus nas linhas municipais de Itapevi. O mesmo pedido também foi apresentado ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).

Nas eleições de 2022, Camila Godói disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo e conquistou quase 50 mil votos, sendo 26.882 apenas em Itapevi. Não foi eleita por uma diferença de 262 votos. Camila Godoi também aparece em 1° lugar, em diversas pesquisas, para candidatura à prefeitura em 2024.

Adesão ao tarifa Zero ganha força no Brasil

Atualmente, 72 municípios brasileiros aderiram ao programa Tarifa Zero. Já entre as 12 cidades que compõem um consórcio da região oeste da Grande SP, Vargem Grande Paulista, que é comandada pelo prefeito Josué Ramos (PL), foi a primeira a fazer a adotar o transporte gratuito.

Outra cidade que pode iniciar um estudo para zerar a tarifa de transporte é Barueri. Na semana passada, durante o retorno das sessões na Câmara Municipal, o vereador Fabião (PSDB), apresentou uma indicação de estudo para implantação da Tarifa Zero.

Na tribuna, o parlamentar disse o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB), vai estudar a possibilidade. Ele ainda pontuou que a medida pode ser adotada em um modelo diferente inicialmente. “Algumas cidades liberam o transporte gratuito no fim de semana, outras liberam para pessoa que está fazendo tratamento oncológico ou que tem que fazer tratamento de longa duração. Algumas Prefeitura liberam determinadas linhas de ônibus porque são usadas, principalmente, por trabalhadores de baixa renda. Então tem toda uma construção a ser feita”, pontuou. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

Siga o perfil do jornal GIRO no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.