Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Um dos maiores santuários do Brasil, com 470 animais resgatados, fica em São Roque

Logo Giro
As “Marias” foram resgatadas de um capotamento no Rodoanel em 2015 (Divulgação/Santuário Terra dos Bichos)

O Santuário Terra dos Bichos, localizado no município de São Roque, existe há 17 anos e por um acontecimento inesperado e chocante ganhou destaque nas mídias nacionais e status de ONG há cerca de sete anos. Muito devem se lembrar do capotamento de uma carreta carregada de porcos, que aconteceu no dia 25 de agosto de 2015, na praça de pedágio do Rodoanel, próximo à cidade de Barueri, amplamente divulgado na ocasião. 

Estes porcos fêmeas, que estavam a caminho do abate, ficaram cerca de sete horas presos entre as ferragens da carreta e foram salvos por um grupo de ativistas, que os levaram para a propriedade da também ativista pelos direitos dos animais Cintia Frattini. Eram mais de 90 animais, todos precisando de cuidados. 

Muitos morreram em consequência dos ferimentos, mas outros tantos sobreviveram, tiveram ou têm uma vida feliz e digna num local apropriado, com quarto dentro de galpão, lama para rolarem e muito amor. “Hoje, restam 22 porcos entre as ‘Marias’ daquele resgate, que estimamos ter entre 11 e 12 anos de idade (as fêmeas de porcos são enviadas para abate pela indústria de carnes com cinco ou seis anos)”, somadas aos “Zezinhos”, porcos que vieram do abatedouro clandestino de Diadema depois de um mês das ‘Marias’, além de outros 40 suínos resgatados de outras situações”, conta Cintia em entrevista exclusiva ao Giro S/A.

YouTube video

Além dos porcos, hoje, ao todo, o Santuário, que é um dos maiores do Brasil, mantém 470 animais de 18 espécies diferentes, desde aves, mamíferos diversos (incluindo os vindos do setor de produção e pets), répteis, todos resgatados de maus-tratos e abrigados no local. O gasto com ração, veterinário, reforma de galpões, manutenção, entre outros tantos itens, é pesado: cerca de 35 a 40 mil reais mensais. 

Mesmo sendo uma ONG, a entidade não recebe um único centavo do poder público. O dinheiro que necessitam vem de doações realizadas em diversas plataformas: PIX, Pagseguro, Vakinha, Picpay, Paypal, depósitos em banco, além do apadrinhamento de animais (o Santuário não realiza adoção de bichos a terceiros), da venda de comidas veganas, distribuídas em São Paulo com diferentes formas de entrega, e da visita monitorada, realizada uma vez por mês, agora limitada a 15 pessoas, todas vacinadas. Saiba como ajudar abaixo.

Cintia ressalta que ela e seus colaboradores são voluntários de um trabalho que toda a sociedade deveria cuidar, inclusive o poder público, afinal, todos nós somos responsáveis pelos animais e pela natureza que nos rodeia. Mesmo enfrentando muitos problemas diários, a ativista se diz realizada.

“Me tornei vegetariana por amor aos animais até me tornar vegana há oito anos. Eu não tenho patrocínio em dinheiro de empresas de grande porte, mas tenho doações (de pessoas físicas e jurídicas) de muita importância. As dores são grandes, mas meu sentimento é de realização, de amor, de troca com a natureza e de imenso aprendizado com os animais. Eu me sinto feliz de estar contribuindo de alguma maneira para dar uma vida digna a cada um deles. Minha mensagem ao leitor é: repense seu modo de vida, veja que impacto você está causando no planeta com seus hábitos. Veja seu impacto no reino vegetal, mineral, animal e as consequências disso. Não dá pra pedir paz para o universo, independente da religião que cada um tenha, se não damos paz aos animais, que são nossos irmãos de jornada”, finaliza.

Saiba como ajudar o trabalho do Santuário Terra dos Bichos

CHAVE PIX: 25.110.133/0001-41

Pagseguro: (cartão e boleto) www.santuarioterradosbichos.org.br

Vakinha: (cartão e boleto): vaka.me/2318429

Picpay: @terradosbichos

paypal: (cartão e boleto) https://bit.ly/3gigX41

Depósito em banco Caixa: Ag. 4134, Operação 003, Conta 02328-5, Favorecido Santuário Terra dos Bichos/Cnpj: 25.110.133 /0001-41

Para visita monitorada, mandar e-mail para Vinka: vdevinka@gmail.com

Para saber o cardápio e comprar comidas veganas, enviar mensagem via WhatsApp 99605-9554 para Cintia

A atual necessidade do Santuário, além dos gastos com veterinários, é a compra de um veículo utilitário com cabine dupla para transportar os animais. Quem se interessar em ajudar com doações, pode entrar em contato. Mais informações podem ser obtidas no site: www.santuarioterradosbichos.org.br.

Receba nossas notícias em seu e-mail