Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

RS: 7 carretas saem de Barueri com bombas da Sabesp no sábado (18)

Logo Giro
O deslocamento será feito em três dias, percorrendo um total de 1.200 km (Reprodução/Redes sociais)

Os equipamentos serão usados na remoção de água em grandes áreas afetadas no RS. O destino final são as cidades de Porto Alegre e Canoas

Neste sábado, 18 de maio, sete carretas, com apoio do Exército, transportarão 14 conjuntos de bombas de alta capacidade da Sabesp para o estado do Rio Grande do Sul. Os equipamentos serão utilizados em ações de macrodrenagem, ou seja, na remoção de água acumulada em grandes áreas afetadas. O comboio sairá da cidade de Barueri.

O deslocamento será feito em três dias, percorrendo um total de 1.200 km. O destino final do comboio são as cidades de Porto Alegre e Canoas.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

RS: avião da FAB transportou bombas nesta sexta (17)

No total, são 18 conjuntos que serão usados em ações de macrodrenagem. As bombas flutuantes de alta capacidade foram usadas na crise hídrica que afetou São Paulo nos anos de 2014 e 2015.

Nesta sexta-feira (17), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) já levou até o Estado do Rio Grande do Sul dois conjuntos de motobombas da Sabesp. O destino foi a cidade de Canoas.

Cada uma das bombas pesa cerca de 10 toneladas e tem capacidade de transferir mais de 1 mil litros por segundo de água de um local para outro. Esse equipamento é capaz de encher uma piscina olímpica em 30 minutos. Como são flutuantes, elas “acompanham” o nível da água, evitando a necessidade de deslocamento de um ponto para outro.

RS: 7 carretas saem de Barueri com bombas da Sabesp no sábado (18)
Avião da FAB já levou dois conjuntos de bombas da Sabesp para o RS (Reprodução/Redes sociais)

Mais equipes para o Sul

A companhia também está reforçando sua equipe de profissionais que atuam na recuperação dos danos causados pelas grandes enchentes no Estado. Ao todo, 57 profissionais e 21 veículos, além de equipamentos técnicos, estão atuando em instalações do sistema de água danificadas pelas cheias, como equipamentos de bombeamento e estações elevatórias, e na distribuição de água potável.

A Sabesp também enviou cestas básicas e cobertores arrecadados em doações, além de água potável para as vítimas das chuvas. Foram encaminhados 30 mil copos para o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que está coordenando as arrecadações.

Pessoas físicas, entidades e empresas também podem fazer doações. Os materiais devem ser entregues em uma das agências de atendimento da Sabesp. Voluntários da empresa se responsabilizarão por triagem e destinação das doações. A população também poderá levar donativos para qualquer um dos 241 postos do Poupatempo no Estado de São Paulo.

Outras informações sobre as doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul podem ser acessadas no site do FUSSP (fundosocial.sp.gov.br), nas redes oficiais do fundo ou pelos telefones 11 2193-6979 e 11 3238-3944.

Últimos dados da tragédia no RS

Segundo a Agência Brasil, o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul subiu para 154 em consequência das fortes chuvas que atingiram o estado desde o fim de abril, conforme boletim da Defesa Civil desta sexta-feira (17). Atualmente, 98 pessoas continuam desaparecidas e há 806 feridos.

A quantidade de pessoas fora das próprias residências devido às cheias dos rios já ultrapassou 618,3 mil, sendo 540.192 desalojados, que são aqueles que tiveram de sair de seus lares e estão acolhidos em casas de familiares, amigos ou conhecidos. O restante (78.165 pessoas), de acordo com monitoramento da Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, vive temporariamente em um dos mais de 875 abrigos cadastrados no estado.

Segundo informações da Defesa Civil do Estado, 364 municípios foram atingidos pelas tempestades.

RS: 7 carretas saem de Barueri com bombas da Sabesp no sábado (18)
Porto Alegre e região metropolitana na tarde de quinta-feira, 16 de maio (Mauricio Tonetto / Secom)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail