O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou, nesta quinta-feira (25), um pacote de R$ 13,4 bilhões em investimentos para a Grande São Paulo. Os recursos contemplam obras e ações nas áreas de saneamento, mobilidade urbana, infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e prevenção de desastres, beneficiando municípios das regiões Norte, Oeste e Sudoeste da Região Metropolitana.
Os anúncios foram feitos durante a 18ª edição da Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, realizada em Barueri, com a presença de prefeitos e lideranças da região.
Além da apresentação do pacote de investimentos, o governador inaugurou a Avenida Pirarucu, nova ligação viária entre Carapicuíba e Barueri, e entregou o Centro de Eventos Municipal de Carapicuíba.
A maior parte dos investimentos será destinada à universalização dos serviços de água e esgoto. Segundo o Governo do Estado, a Sabesp investirá cerca de R$ 13 bilhões entre 2026 e 2029 para ampliar a cobertura de saneamento nos municípios da Região Metropolitana atendidos pela companhia.
Leia também
“Estamos avançando na universalização do saneamento, fortalecendo a saúde, investindo na prevenção de riscos e ampliando a educação. Quando Estado e municípios trabalham juntos, conseguimos transformar demandas em entregas para a população”, disse o governador.

O objetivo é expandir os sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, dentro do plano de universalização previsto pelo Estado.
Região Oeste receberá R$ 7,9 bilhões
Os recursos foram divididos entre três microrregiões. A região Oeste concentrará o maior volume de investimentos, com R$ 7,9 bilhões, destinados aos municípios de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
Já a região Norte receberá R$ 1,8 bilhão, beneficiando Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.
Para a região Sudoeste, o Estado anunciou R$ 3,3 bilhões, destinados a Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Carapicuíba ganha nova ligação com Barueri
Durante a agenda, o governador entregou a Avenida Pirarucu, obra que recebeu R$ 19,5 milhões em investimentos estaduais. Com dois quilômetros de extensão, a nova via cria uma alternativa de ligação entre Carapicuíba e Barueri, beneficiando mais de 730 mil moradores dos dois municípios.

A avenida conta com pavimentação, drenagem, iluminação pública e sinalização, além de facilitar o acesso ao transporte coletivo e reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades. Também foi inaugurado o Centro de Eventos Municipal de Carapicuíba, construído com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura.
O espaço reúne quadras esportivas, pista de skate, áreas para eventos, atividades culturais e lazer, além de melhorias na infraestrutura do entorno.
Estado firma R$ 288,8 milhões em novos convênios
Durante a Caravana 3D, o Governo de São Paulo assinou 19 convênios, totalizando R$ 288,8 milhões. Desse montante, R$ 54,5 milhões serão destinados à construção de unidades de saúde, centros de exposição e reformas de escolas em Barueri, Juquitiba, Mairiporã, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.
Outros R$ 226,3 milhões financiarão obras de pavimentação, drenagem, recapeamento, construção de pontes e viadutos em municípios como Carapicuíba, Itapevi, Cotia, Cajamar, Embu das Artes, Jandira e Franco da Rocha.
Também foram anunciados R$ 8 milhões para reforma de equipamentos esportivos em Itapecerica da Serra e Pirapora do Bom Jesus.
Saúde recebe mais de R$ 76 milhões
Na área da saúde, o Estado anunciou R$ 76,5 milhões em investimentos. Entre as ações estão: R$ 20 milhões para Osasco; R$ 5 milhões para Vargem Grande Paulista; R$ 43 milhões para custeio do Centro de Imagens e Diagnósticos de Caieiras pelos próximos 24 meses; R$ 8,5 milhões para reforma do Pronto-Socorro e implantação da ala de hemodinâmica do Hospital Estadual de Franco da Rocha.
Educação terá reformas e nova Fatec
O Governo do Estado autorizou R$ 47,4 milhões para reforma e ampliação de 47 escolas estaduais, distribuídas em 17 municípios da Grande São Paulo. Também foi anunciada a implantação da segunda Fatec de Barueri, voltada para cursos na área da saúde, com previsão de início das atividades em 2028.
Além disso, as redes municipais de Itapevi, Carapicuíba e Pirapora do Bom Jesus receberão recursos para aquisição de equipamentos tecnológicos.
Segurança e prevenção de desastres
Na segurança pública, o Estado entregou nove viaturas para a Polícia Civil, 42 fuzis para a Polícia Militar e inaugurou a sede da 3ª Companhia do 33º Batalhão da PM, em Cotia.
Já a Defesa Civil destinou R$ 4,2 milhões para obras de contenção de encostas, drenagem e mitigação de riscos em Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Franco da Rocha.
Durante o evento, Tarcísio afirmou que os investimentos dependem da parceria entre Estado e municípios.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Materialde referência geográfica
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






