Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Shopping de Vargem Grande Paulista terá estação de tratamento de esgoto e usina solar

Logo Giro
O o empreendimento que tem previsão de inauguração no segundo semestre de 2023 (Divulgação/Central Park Urbanismo)

Localizado na avenida Ivo Mário Isaac Pires, obras do novo empreendimento já geraram mais de 800 empregos diretos e indiretos. Central Park Plaza Shopping será inaugurado no 2º semestre de 2023

A preocupação com o meio-ambiente é um dos temas que mais chamam a atenção do Central Park Plaza Shoppin mesmo antes de ser inaugurado. Construído pelo grupo Central Park Urbanismo, o empreendimento que tem previsão de inauguração no segundo semestre de 2023, no município de Vargem Grande Paulista, terá sua própria estação de tratamento de esgoto e uma usina para geração de energia solar. As informações foram divulgadas na quinta-feira (18).

As obras do novo centro de compras seguem rígidos padrões de sustentabilidade. Segundo a administradora, as construções demandam cerca de 15 mil litros de água diariamente e que são captados por meio de um poço artesiano, com capacidade para produzir 100 mil litros de água por dia.

Shopping de Vargem Grande Paulista terá estação de tratamento de esgoto e usina solar
15 mil litros de água para as construções são diariamente captados por meio de um poço artesiano (Divulgação/Central Park Plaza Shopping)

Quando o shopping estiver em plena operação, o reservatório será suficiente para suprir todo o consumo do empreendimento, em seu sistema de climatização, banheiros, praça de alimentação, limpeza e manutenção. Portanto, o shopping fará o reaproveitamento total da água do subsolo.

Com fornecedores aprovados e homologados com certificação ambiental, o local possui recipientes de descarte por todo o canteiro. “Todos os dias, a obra gera cerca de duas toneladas de entulho, que são devidamente descartadas. Doamos apenas os materiais que podem ser úteis para a geração de renda dos catadores e cooperativas locais”, explica o engenheiro Eteny Magalhães.

Outra preocupação do empreendimento foi em relação compensação ambiental. “Do início da obra até o momento, já executamos no local o plantio de três mil mudas de eucaliptos e de outras espécies ornamentais que farão parte do paisagismo”, acrescenta o engenheiro. Após a obra finalizada, o comprometimento com a sustentabilidade continuará.

Para maior aproveitamento da luz natural, o centro de compras terá na entrada do piso claraboias pergoladas com pele de vidro, e na praça de alimentação serão aproximadamente 70 metros quadrados de vão-luz com janelas.

Além da estação de tratamento de esgoto, o espaço também contará com um sistema de reaproveitamento de água da chuva e do ar-condicionado, com previsão de captação diária de 15 mil litros de água. O estacionamento também disponibilizará pontos para recarga de bateria de carros elétricos.

Sobre o shopping
Localizado na avenida Ivo Mário Isaac Pires, 4.040, no bairro Tijuco Preto, o Central Park Plaza Shopping terá área total 32.622 mil metros quadrados de área construída e 22 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Desde o início das obras, já foram gerados mais de 800 empregos diretos e indiretos.

No empreendimento estão previstas mais de 144 lojas, seis megalojas, três âncoras, 20 quiosques, academia, caixas eletrônicos, casa lotérica, pet shop, boliche, pista para caminhada, minigolfe, quadras de beach tennis, playground, estacionamento com 800 vagas, supermercado com três mil metros quadrados, cinco salas de cinema, salas de coworking, 420 assentos na praça de alimentação e espaço saúde, com clínicas médicas, consultórios médicos e odontológicos, laboratório de análises clínicas, dentre outros serviços.

O centro de compras foi projetado e desenvolvido pelo Escritório Jayme Lago Mestieri Arquitetura e Desenhos e Marcelo Faisal Paisagismo, e a incorporação leva a assinatura da Central Park Urbanismo e Administração.

Veja mais vagas de emprego em Cotia

O grupo Central Park Urbanismo foi fundado em 1975 e possui forte atuação nas cidades de São Paulo, Cotia, Itapevi, Vargem Grande Paulista, São Roque, Mairinque, Ibiúna, Sorocaba, Barueri e Osasco, tendo viabilizado mais de 20 mil unidades entregues, entre loteamentos populares, médios e de alto padrão, chácaras de lazer, condomínios, casas e apartamentos.

Receba nossas notícias em seu e-mail