O segmento de Serviços também foi o que mais demitiu no mês de janeiro, totalizando quase 3 mil desligamentos. Confira mais detalhes
Mais uma vez, o setor de Serviços destaca-se quando o assunto é a geração de empregos na Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo positivo em janeiro foi de 1.038 novos postos de trabalho em nove cidades. Para quem não sabe, o saldo positivo é o número de admissões menos o de desligamentos em um determinado período.
O município que mais destacou-se no 1º mês do ano foi Osasco, com a contratação de 365 profissionais para atuar no setor de Serviços. Em seguida, vem Santana de Parnaíba, com 247. O 3º lugar ficou com Carapicuíba, que registou 215 novas vagas na área. Itapevi ocupa a 4ª colocação, com 61.
+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.
Vargem Grande Paulista e Jandira aparecem em 5º e 6º lugares, com 52 e 51 novas vagas de emprego em Serviços, respectivamente. Já São Roque registrou 29 novas oportunidades de trabalho, ocupando o 7º lugar. Pirapora do Bom Jesus e Cotia aparecem na 8ª e na 9ª posição, com 17 e 1, respectivamente.
Apesar de ter registrado 17 admissões com carteira assinada em Serviços, Pirapora do Bom Jesus acabou registrando saldo negativo na geração de empregos em janeiro: – 1.

Serviços também lidera no saldo negativo
O segmento acabou sendo também, vamos dizer, o ‘campeão’ de desligamentos na Região metropolitana Oeste. Serviços obteve menos 2.975 postos de emprego em janeiro de 2024. A maioria das demissões ocorreu em Barueri, que registrou – 2.838. A cidade teve melhor desempenho no setor de Construção, com saldo positivo de 190 contratações no período.
Na sequência aparece Cajamar, com – 128, e Araçariguama, com -9 em Serviços. O primeiro município destacou- se no Comércio, com 149 novas postos. Já o segundo obteve melhor resultado no segmento Indústria, com saldo positivo de 23 vagas.
Como a reportagem do GIRO já havia mostrado, três municípios da região tiveram saldo negativo em janeiro. Barueri, que costuma liderar os saldos positivos na região, desta vez registrou -2.502 novas oportunidades de trabalho. Foram 19.707 admissões e 22.209 desligamentos.
Já nas cidades de Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus, o saldo negativo de empregos foi de -69 e -1, respectivamente, em janeiro deste ano.
O que seriam Serviços?
Serviços é a realização de uma ou mais atividades para atender demandas, sem envolver mercadorias. Atividades de transporte, serviços educacionais, alimentação, telecomunicações, atendimentos de saúde;, procedimentos de beleza ou estética, marketing e advocacia são alguns exemplos. Um salão de cabeleireiro e um pet shop prestam Serviços, por exemplo.
O termo nasceu da ideia de servir, atender a necessidade de outra pessoa, com a execução de uma tarefa ou ação pontual. Há também os serviços essenciais como tratamento e abastecimento de água, produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis, assistência médica e hospitalar, transporte coletivo, entre outros.
LEIA MAIS: Caged de janeiro: cidades geraram 1,9 mil vagas de emprego
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.