O prazo para a entrega da declaração de IR deste ano vai até 30 de maio. Confira mais detalhes sobre a restituição
Este ano, a Receita Federal modificou as regras de prioridade dos lotes de restituição do imposto de renda. Agora, quem recebe primeiro são os contribuintes que, simultaneamente, usaram a declaração pré-preenchida e escolheram receber por meio do sistema Pix. Até o ano passado, a pessoa precisava apenas atender a um destes critérios. Outras prioridades legais permanecem as mesmas. As informações são do portal Exame.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Restituição: contribuintes prioritários
Confira a ordem de prioridade de recebimento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025:
Leia também
- Idade igual ou superior a 80 anos;
- Idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstias graves;
- Contribuintes que tenham como maior fonte de renda o magistério;
- Pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix;
- Contribuintes que escolheram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo Pix; e
- Demais pessoas.
Calendário de pagamentos
A Receita Federal pagará a restituição em cinco lotes, como em 2024, entre 30 de maio e 30 de setembro. Veja o cronograma:
| Lotes | Data de pagamento |
| 1º | 30 de maio |
| 2º | 30 de junho |
| 3º | 31 de julho |
| 4º | 29 de agosto |
| 5º | 30 de setembro |

Declaração vai até final de maio
O prazo para a entrega da declaração de IR deste ano vai até 30 de maio. A estimativa é que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o fim do prazo, um potencial crescimento de 6,4% em relação ao ano anterior.
Como o Jornal Giro noticiou, a declaração pré-preenchida estará disponível a partir desta terça-feira, 1º de abril. Os contribuintes que estiverem obrigados a declarar o Imposto de Renda 2025 e não o fizerem durante os dois meses e meio estabelecidos, estarão sujeitos a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, mais juros, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto de renda devido.
Confira quem precisa declarar este ano e como fazer o download do programa da RF acessando a reportagem do Giro (clique aqui).
Com informações do portal Exame.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






