Search
Close this search box.
giro

Região registra mais de 21 mil novos negócios de maio a agosto de 2021

Logo Giro
O município de Osasco foi o que mais gerou a abertura de novas empresas (Uelson Henkell/Giro S/A)

As 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) alcançaram a marca de 21.051 de novos negócios abertos no segundo quadrimestre do ano, ou seja, de maio a agosto de 2021. Nesse período, o saldo positivo de empresas em funcionamento foi de 13.785. O saldo é a diferença entre todos os negócios abertos (21.051) e fechados (7.709) no período. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia. 

A única cidade que registrou saldo negativo foi Araçariguama: 443. Foram abertas 166 empresas. Porém, foram encerradas 609 no município.

Em comparação ao mesmo período de 2020, ano de início da pandemia, 2021 teve desempenho melhor, com o crescimento de quase 7% na abertura de empresas. No ano passado, foram abertos 17.405 novos negócios na região e fechados 4.574. O saldo positivo foi de 12.831.

“Em geral, ocorreram mais aberturas do que fechamentos, com exceções. Isso tem a ver, naturalmente, com o avanço da vacinação no Estado de São Paulo, à reabertura do comércio e das atividades econômicas e, consequentemente, à maior mobilidade das pessoas”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

Gamboa cita outro fator importante. “Certamente, a abertura de novos negócios tem acarretado em maior geração de empregos no geral”, afirma o professor de Economia.

Comparação com 2020
Segundo os dados do mapa, na comparação do 2º quadrimestre (maio, junho, julho e agosto) de 2021 com o 1º quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril) de 2021, nota-se que em algumas cidades – Osasco, Cajamar, Carapicuíba, Jandira e Pirapora do Bom Jesus – os maiores aumentos na abertura de empresas ocorreram em janeiro, fevereiro e março de 2021. Já Barueri, Cotia, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista tiveram maior número de empresas abertas no 2º quadrimestre de 2021.

“Novamente, eu enfatizo que o avanço da vacinação e o achatamento da curva da pandemia em cada uma das cidades impactaram a abertura de empresas”, finaliza Gamboa.

A seguir, confira os dados de abertura e fechamento no País, estado de SP e cidades do consórcio Cioeste.

Receba nossas notícias em seu e-mail