Em setembro, o saldo de empregos na maioria dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (*Cioeste) foi positivo. Das 11 cidades que fazem parte do consórcio, dez observaram, no período, a geração de empregos superior ao fechamento de vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na terça-feira (26). No Brasil, foram gerados 313.902 postos de trabalho no mesmo mês. E no estado de São Paulo, foram 584.334 admissões.
Nos municípios da região, foram admitidas 39.261 pessoas e demitidos 31.293 funcionários durante o mês de setembro, resultando no saldo positivo de 8.366 admissões, número inferior ao mês de agosto, que registrou o saldo de 8.905 novas contratações.
Os melhores números da região mais uma vez pertencem aos municípios de Barueri e Osasco. Juntas, as cidades criaram 2.936 postos de trabalho formais em setembro. No topo, Barueri registrou a abertura de 17.854 novos postos e 13.837 demissões. Osasco vem na sequência, com 9.082 oportunidades criadas, e 6.777 demissões.
Em Araçariguama, o saldo foi de 74 vagas; em Carapicuíba, 317; em Cotia, 864; em Jandira, 211; em Santana de Parnaíba, 431; e em Vargem Grande Paulista, 63. Cajamar foi o único município que registrou saldo negativo em setembro: – 398.
Setores
O segmento de serviços foi o que mais contratou em setembro em Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba. Em segundo lugar vem dois setores: comércio (Itapevi e Vargem Grande Paulista) e indústria (Jandira e Pirapora do Bom Jesus). Brasil e o Estado de São Paulo também se destacaram em serviços.
A maioria das demissões na região, em setembro, ocorreram também na área de serviços – nove cidades -, seguida pelo comércio (1) e indústria (1). O mesmo resultado foi registrado em todo o Estado de SP e no Brasil, com a maioria dos desligamentos em empresas de serviços.
*Cidades do Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.