Regras mais rígidas para o Pix buscam garantir a segurança de transações bancárias e impedir fraudes, segundo Banco Central. Confira detalhes
Você utiliza muito o Pix? Caso sim, fique atento. A partir de hoje, sexta-feira (1º), a modalidade de pagamento tem regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser realizadas de um telefone ou computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o Banco Central (BC), a exigência de cadastro vale somente para celulares e computadores que nunca tenham sido utilizados para realizar Pix. Para os dispositivos atuais, nada muda.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Pix: mais segurança
Outra determinação do BC é que os bancos melhorem as tecnologias de segurança. As instituições terão que aplicar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base em informações de segurança armazenadas no Banco Central.
As instituições terão ainda que informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados para evitar fraudes; Além disso, terão que verificar, a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.
Com as medidas, as instituições financeiras poderão aumentar o tempo para que clientes suspeitos iniciem transações e bloquear cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, poderão encerrar o relacionamento com o cliente.
Pix Automático
Outra novidade é o Pix Automático, que está previsto para ser lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o final de 2023, a modalidade facilitará cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviço público (água, luz, telefone e gás), empresas do setor financeiro, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes por assinatura.
Por meio do Pix Automático, o usuário autoriza, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação.
Outra vantagem ,segundo o Banco Central, é a redução de custos das empresas, barateando procedimentos de cobrança e diminuindo inadimplência.
Com informações de Agência Brasil.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.