Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco: novo ecoponto do Veloso já está em operação

Logo Giro
Osasco: novo ecoponto do Veloso já está em operação
Espaço conta também com um playgound (Caio Henrique/Secom Osasco)

Segundo a Prefeitura de Osasco, o local recebe descartes de móveis usados,  colchões velhos, madeiras e eletrodomésticos; saiba mais  

Já está em operação, em Osasco, uma nova unidade do Ecoponto no Jardim Veloso. O espaço é o sexto equipamento do tipo na cidade e está localizado na Rua Dr. Armando Anjo Corrêa Filho, 195, esquina com a Rua Alberto Lameuma, zona sul da cidade.

O empreendimento foi inaugurado na última sexta-feira (21), amplia a abrangência dos serviços de descarte correto de resíduos, como restos de pequenas obras e reformas, podas de árvores e paisagismo.

O local ainda recebe móveis usados e colchões velhos, madeiras, eletrodomésticos da linha branca como geladeiras, fogões, máquinas de lavar, eletroeletrônicos como celulares e computadores, dentre outros materiais.

Leia Mais: LDO 2025 prevê um orçamento de R$ 5,3 bilhões para Osasco

“Os Ecopontos não recebem lixo domiciliar pois são unidades de gerenciamento de resíduos e, além de ajudar na limpeza e manutenção da cidade, contribuem para dar a destinação correta aos materiais, encaminhando-os, quando possível, para a reutilização ou reciclagem, medida que fomenta e incentiva a economia circular”, explica a administração municipal.

Novo ecoponto em Osasco

Segundo a Prefeitura, os ecopontos não recebem lixo domiciliar, pois são unidades de gerenciamento de resíduos e, além de ajudar na limpeza e manutenção da cidade. Os espaços ainda contribuem para dar a destinação correta aos materiais, encaminhando-os, quando possível, para a reutilização ou reciclagem, medida que fomenta e incentiva a economia circular.

Materiais recicláveis, como embalagens plásticas, de alumínio ou vidro, que são encaminhadas às cooperativas de catadores que mantêm parcerias com a prefeitura. A iniciativa gera emprego e renda para muitas famílias e promove a inclusão social.

Leia Mais: Policiais militares realizam parto de emergência em Osasco

Equipamento é o sexto ecoponto de Osasco (Caio Henrique/Secom Osasco)

Também são fundamentais no combate ao descarte irregular de entulho, colchões e móveis velhos nas vias públicas, praças e córregos, ocorrência que prejudica o meio ambiente, a saúde pública e a paisagem urbana.

Leia Mais: Osasco Vôlei apresenta reforços para temporada 2024/25

Lourival Paulino da Silva, morador de Osasco há 37 anos e do bairro há 28, é vizinho do novo Ecoponto, e está satisfeito com a novidade. “O Ecoponto ficou muito bom e foi construído num terreno onde antes crescia mato e juntava lixo e entulho. Agora vai ajudar a melhorar o meio ambiente e o bairro que moramos. E ainda ganhamos uma praça bonita ao redor do equipamento. Espero que a população colabore cuidando do novo espaço”, completou da Silva.

A inauguração contou com a presença do prefeito da cidade, Rogério Lins (Podemos), e do secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, os vereadores Josias da Juco, Julião, Dinei Simão e José Carlos Santa Maria, além de moradores.

Demais Ecopontos em Osasco

  • Jardim Mutinga – Avenida Ônix, 783
  • Novo Osasco – Rua Theodoro de Souza Brandão, 1020
  • Jaguaribe – Rua Fernando Miolin Filho, 150
  • Helena Maria – Rua Belarmino Alves da Silva, esquina com a Rua Walt Disney
  • Jardim Baronesa – Rua Duke Elington, ao lado da Academia de Lutas

Serviço
Ecoponto Jardim Veloso

Rua Dr. Armando Anjo Corrêa Filho, 195, esquina com a Rua Alberto Lameu
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 6h às 22h, sem atendimento das 12h – 13h e das 18h – 19h.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail