À reportagem, a gestão executiva de Osasco informou que segue expandindo no ensino integral, com a construção de sua primeira escola do futuro
O ensino em tempo integral vem se expandindo cada vez mais no Brasil. De acordo com o Censo Escolar de 2023, o método pedagógico registrou um crescimento de 21,9%, percentual próximo da meta do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, que é de 25%.
Seguindo tal tendência, Barueri, Cajamar, Cotia, Itapevi e Osasco pretendem ampliar o número de equipamentos que oferecem a categoria de ensino. Juntas, as cinco cidades que integram um consórcio intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo, ofertam mais de dez mil vagas para esta modalidade educacional, abrangendo os níveis infantil e fundamental.
Pirapora do Bom Jesus informou que o município não dispõe de escola de ensino integral. “Contudo, foi feita uma solicitação ao Governo Federal para liberação de uma escola de ensino integral e estamos no aguardo da aprovação”, explicou a gestão executiva Piraporana.
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Enquanto em Barueri, no último dia 2 de março, foi entregue o maternal Profª. Ednéia Matos Nogueira, no bairro Regina Alice. Segundo a gestão municipal, o espaço atende cerca de 243 crianças e utilizado principalmente por mães da localidade, que deixam seus filhos na escola enquanto trabalham.
Ensino integral Osasco

À reportagem, a gestão executiva de Osasco informou que segue expandindo no ensino integral, com a construção de sua primeira escola do futuro.
“Iniciaremos a construção de uma Escola do Futuro na Zona Norte e outras duas estão em estudo, uma no Jardim Rochdale e outra no Jardim 1° de Maio que atenderá integralmente os alunos”, explicou a Prefeitura.
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O empreendimento ficará no antigo prédio Cemeief Alípio da Silva Lavoura, no Jardim D’Ávila, que foi fechada no início deste ano. O prédio funcionará mesmos moldes dos CEUs, com atividades recreativas, esportivas e culturais no contra turno escolar, além de opções de piscinas e teatros. Os alunos, que estudavam no colégio, foram remanejados para outras unidades próximas.
Cotia

Ao Giro, a administração municipal de Cotia informou que a cidade já possui ensino integral e aumentaram em 848 vagas, entre a educação infantil e ensino fundamental. Há no município 43 escolas que atendem Educação Infantil e duas do ensino fundamental.
“Esse tipo de ensino permite uma maior imersão no ambiente escolar, proporcionando uma educação capaz de desenvolver não só aspectos cognitivos, mas também sociais, emocionais e físicos. Com mais tempo na escola, as crianças têm a oportunidade de participar de diversas atividades lúdicas e educativas, favorecendo o desenvolvimento da criatividade, da curiosidade e da autonomia, além de fortalecerem laços sociais com colegas e professores”, reiterou a Prefeitura de Cotia.
Itapevi
No município de Itapevi, há cinco escolas que funcionam em período integral, nos bairros: Suburbano, Santa Rita, duas no Cardoso e na Santa Cecília atendendo aproximadamente 4 mil estudantes.
O projeto de ensino integral foi estabelecido na cidade em 2019. Denominado de “Educa Itapevi”, o programa compreende a universalização do Ensino em Tempo Integral para todos os estudantes do ciclo I do ensino fundamental, bem como a construção de 15 novas “Escolas do Futuro” em 15 anos.
A Prefeitura pretende que, até 2040, todas as demais unidades escolares adotem esse regime de ensino. A cidade deve inaugurar ainda neste ano de 2024 mais duas unidades, em Amador Bueno e Cohab, para mil estudantes cada uma.

“A Educação Integral é importante por acreditar no desenvolvimento da criança de uma maneira global, não somente no aspecto cognitivo. Com pedagogia inovadora, o município iniciou, em 2019, a implantação das Escolas do Futuro que funcionam em regime de Tempo Integral. Elas oferecem 23 disciplinas conectadas ao currículo moderno, além de contarem com o sistema de ensino “Google for Education”, que promove excelência na adoção dos recursos de tecnologia educacional”, ressalta a administração de Itapevi.
A cidade ainda conta com programa Aluno Tutor. A iniciativa faz parte do projeto de transformação digital implementado pela Secretaria de Educação em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google For Education e está em sua segunda edição.
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O programa prepara os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google, tornando-os multiplicadores e apoiadores do uso dessas ferramentas em sala de aula, e assim, protagonistas da cultura de inovação nas escolas.
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