Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco, Carapicuíba e cidades vizinhas registram aumento de 38% nos casos de roubos de celulares

Logo Giro
Maio começa com calor e poucas nuvens em Itapevi, Osasco, Cajamar e região
Nesta semana, Osasco terá máximas de 29°C (Evandro Pereira - dronendro/Giro S/A)

Em janeiro de 2022, os municípios que integram o consórcio Cioeste registraram 522 casos deste tipo de delito. No mesmo período de 2023, o número total saltou para 774 ocorrências nessas cidades

As 12 cidades da região oeste da Grande São Paulo, que compõem o consórcio Cioeste, registraram aumento de 38% no número de roubos de celulares no início do ano, em comparação com 2022. Os dados foram levantados com exclusividade pela reportagem do GIRO, junto ao portal de Transparência da Secretária de Segurança Pública Estadual (SSP-SP), nesta quarta-feira (15).

Em janeiro de 2023, os municípios registraram 774 casos deste tipo de delito. Enquanto que, no último ano, 562 ocorrências foram anotadas. Osasco e Carapicuíba foram as cidades que mais contabilizaram o crime, com 471 e 97 aparelhos roubados, respectivamente.

As localidades são sucedidas por Cotia com 54 casos, Itapevi com 29 delitos, Cajamar com 25 delitos, Vargem Grande Paulista com 20 crimes, Pirapora do Bom Jesus com nove casos e Araçariguama com sete delinquências. Enquanto Barueri e Jandira foram as cidades que mais registraram queda neste tipo de ocorrência.

Casos também aumentaram em todo estado
De acordo com o governo estadual, no mesmo período, os roubos em geral foram de 4.531 para 4.697, aumento de 3,7%. Os de veículo variaram 12,6%, passando de 971 para 1.093 delitos. Já os de carga, por sua vez, 22,5%, de 200 para 155 casos.

“Os dados são reflexo do intenso trabalho das polícias no combate ao crime. Uma das ações tomadas foi a intensificação do policiamento, que passou a contar com mais de 17 mil homens e mulheres diariamente nas ruas em todo o Estado durante Operação Impacto”, explicou a SSP-SP, em nota à imprensa.

Para coibir este crime, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, por exemplo, tem promovido a operação “Amanhecer Mais Seguro”. A ação tem sido realizada diariamente em diversas regiões do município, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública da cidade. O objetivo é impedir crimes de roubo, assalto e outras ocorrências que costumam acontecer com frequência no período da manhã, atingindo sempre trabalhadores.

Confira abaixo todos os números de roubos nas cidades que fazem parte do Cioeste.

Osasco, Carapicuíba e cidades vizinhas registram aumento de 38% nos casos de roubos de celulares
(Divulgação/SSP-SP)

Receba nossas notícias em seu e-mail