Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Embaixador da República do Chipre participa de evento pelo Dia da Europa

Logo Giro
Dr. Vasilios Philippou, embaixador da República do Chipre (à esq.); Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no País; e Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP (Divulgação/Consulado da República do Chipre)

Dr. Vasilios Philippou, entre outras autoridades, estiveram na Ponte Estaiada, em SP, que teve show de luzes. Chipre entrou para a UE em 2004

No dia 9 de maio, o embaixador da República do Chipre no Brasil, Dr. Vasilios Philippou, participou de cerimônia em comemoração ao Dia da Europa, organizada pela delegação da União Europeia (UE) no País. Este ano, o local escolhido para a celebração foi a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, na capital paulista.

O evento contou ainda com a participação do cônsul da República do Chipre, César Augusto, e do adido de saúde do consulado, Dr. Luiz Teixeira da Silva Júnior. Outras autoridades estiveram presentes, como representantes de países membros da União Europeia (UE) e o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP, Gilberto Kassab.

A cerimônia foi marcada por um show de luzes cênicas. Quem transitou pela Ponte Estaiada durante a noite visualizou os cabos de aço iluminados nas cores verde, amarela e azul, além da projeção das bandeiras do Brasil e da União Europeia.

Além de reforçar o vínculo entre o Brasil e os 27 países que integram a União Europeia, a cerimônia foi para celebrar os 40 anos da Diretas Já. A manifestação ocorreu em abril de 1984 e foi liderada pelo político Ulysses Ulysses Guimarães, tendo como princípios a defesa da democracia e a abertura política.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Embaixador da República do Chipre participa de evento pelo Dia da Europa
César Augusto, cônsul da República do Chipre em SP, e Dr. Luiz Teixeira da Silva Júnior, adido de saúde do consulado do Chipre (Divulgação/Consulado da República do Chipre)

Chipre ingressou na UE há 20 anos

A República do Chipre é um dos países que passou a integrar a UE em 2004. A adoção do euro como moeda aconteceu em 2008. O País é uma república presidencialista unitária, tendo Nikos Christodoulides como presidente. Os princípios da União Europeia e as conversas mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) têm fomentado paz e prosperidade. A República do Chipre possui cenário político complexo, marcado pela divisão entre o Sul – controlado pelos cipriotas gregos – e a chamada República Turca do Norte de Chipre.

Embaixador da República do Chipre participa de evento pelo Dia da Europa
Cerimônia pelo Dia da Europa reuniu autoridades em São Paulo (Divulgação/Consulado da República do Chipre)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail