Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em estudo da USP, Barueri figura em 1º lugar no quesito Finanças Públicas

Logo Giro
Barueri destacou-se ainda em Porcentagem da População Ocupada (Pedrones Imagens Aéreas/Giro S/A)

Trabalho do Núcleo de Estudos das Cidades avaliou o nível de desenvolvimento socioeconômico de municípios do estado de SP. Barueri e Osasco foram destaque em indicadores de economia

Divulgado no fim de abril de 2023, o estudo da Universidade de São Paulo – USP “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte“, realizado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), traz Barueri e Osasco em destaque em vários indicadores de economia. O trabalho avaliou o nível de desenvolvimento socioeconômico de 81 municípios do estado São Paulo com população superior a 100 mil habitantes.

Um desses apontamentos é o Produto Interno Bruto (PIB) Per Capita (média de 2018 a 2020). As duas cidades aparecem na 1ª e 3ª colocações, respectivamente. Cotia surge em 12º lugar e Itapevi na 16ª posição no levantamento que envolve 41 cidades.

Com nota 10, Barueri se classificou em 1º lugar também em Finanças Públicas (classificação geral) e nos tópicos Porcentagem da População Ocupada (média de 2018 a 2020) e Salário Médio do Trabalho Formal (média de 2018 a 2020). Nesse último indicador, Itapevi aparece na 4ª posição e Osasco na 13ª.

Outro indicador de destaque foi o de Riqueza no Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS, média 2016 e 2018). Barueri alcançou o 1º lugar mais uma vez. Osasco ficou na 4º posição. Ambos os municípios obtiveram nota 10. Cotia ficou em 10º e Itapevi na 15ª colocação.

OUTRO CENÁRIO

Em outro cenário, o estudo avalia o grupo de 40 municípios com população entre 100 e 200 mil habitantes, onde moram cerca de 12% dos residentes no estado de SP. Santana de Parnaíba foi um dos destaques. Seu sistema de saúde conquistou o 1º lugar. Os avaliadores levaram em conta dados como a taxa de mortalidade infantil, pontuação do parâmetro de longevidade do índice Paulista de Responsabilidade Social e a taxa de mortalidade por covid-19.

O município de Jandira ficou em 4º lugar na classificação geral no indicador Saúde neste cenário. A cidade destacou mo item Taxa de mortalidade no Trânsito (média 2019, 2020 e 2021), com uma morte a cada 100 mil veículos.

Em estudo da USP, Barueri figura em 1º lugar no quesito Finanças Públicas
Osasco também obteve boas colocações no estudo da USP (Uelson Henkell/Giro S/A)

O ESTUDO

Desenvolvido no NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), grupo constituído de professores da USP-São Carlos, UFSCar-São Carlos e FATEC-Jaú, o estudo apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios paulistas com população acima de 100 mil habitantes.

O estudo foi coordenado pelo professor Antonio Clóvis Pinto Ferraz (Coca), da Escola de Engenharia de São Carlos, com a participação dos professores José Leomar Fernandes Júnior (também EESC-USP), Fernando Hideki Hirouse, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão (Fatec-Jau).

Essas informações de grande relevância para os governos locais na alocação racional de
recursos (econômicos, gerenciais etc.) e na avaliação dos resultados de ações empreendidas. Esses
dados também são relevantes para os governos estadual e federal na definição e acompanhamento
das políticas de desenvolvimento dos municípios.

Além dos indicadores de Economia e Saúde, são utilizados outros itens como Segurança, Educação, Mobilidade e Transporte Público.

Veja o estudo completo acessando aqui.

LEIA MAIS: Pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), divulgada pela Prefeitura de Barueri, mostra que a cidade alcançou a maior aprovação do último ano, chegando a 78,2%.

Receba nossas notícias em seu e-mail