Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Dia das Mães: 4 dicas para uma logística eficiente no e-commerce

Logo Giro
A logística de envio é uma das mais importantes durante as vendas e afeta a experiência do consumidor, segundo especialista (Divulgação/Freepik)

Especialista dá sugestões para atender alta demanda no Dia das Mães. Planejar trajeto de entrega e implementar logística reversa são duas delas

Você possui um negócio que realiza a venda de produtos de forma online? Então, você sabe que, no momento, os consumidores estão preocupados em encontrar o presente ideal para o Dia das Mães, comemorado no dia 12 de maio. Segundo uma pesquisa do Instituto Opinion Box, 77% dos consumidores se programam para comprar um presente.

Logo, as marcas devem estar bem atentas à alta demanda durante este período de compras. Além de promoções e preços, o lojista deve preocupar-se com a logística de envio dos seus produtos.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Dia das Mães: dicas para otimizar o envio

“A logística de envio é uma das mais importantes durante as vendas e afeta diretamente a experiência do consumidor. Ela deve ser uma das maiores preocupações dos negócios, principalmente neste período, em que existe uma alta demanda de pedidos e grandes expectativas dos clientes. Entregar de forma fácil, rápida e correta pode determinar sua relação com a marca”, comenta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.

O especialista separou algumas dicas para otimizar o envio dos produtos. Confira:

Planeje o percurso da entrega

Mapear todas as rotas, desde a origem até o destino, é essencial. isto possibilita uma visão mais ampla das entregas e identifica o percurso mais eficiente em termos de tempo e custos. Além disso, essa previsão ajuda a enxergar possíveis imprevistos e, caso necessário, pensar em alternativas para que as entregas sigam o fluxo e não sofram impactos que resultem em uma má experiência do consumidor.

Invista em transparência

As novas tecnologias incrementam a experiência das marcas e dos consumidores. Nos processos de envio, por exemplo, os clientes podem acompanhar em tempo real onde está a encomenda, em quantos dias chegará ou se houve algum tipo de problema no percurso. Essa opção traz transparência entre o comprador e a loja.

Dia das Mães: 4 dicas para uma logística eficiente no e-commerce
Segundo pesquisa do Instituto Opinion Box, 77% dos consumidores se programam para comprar algum presente para o Dia das Mães (Divulgação/Freepik)

Implemente a logística reversa

Os negócios precisam se preparar para qualquer tipo de solicitação que envolva o estoque e o reenvio de mercadorias. Em caso de pedidos de troca ou produtos com defeitos, por exemplo, as empresas precisam oferecer medidas rápidas e fáceis para não interferir na experiência do consumidor. É o caso da logística reversa.

“A logística reversa possibilita que o consumidor devolva o item comprado de forma simples e prática. É preciso definir um ponto próximo para que o cliente deposite o objeto a ser trocado, ou até o mesmo sugerir retirada em domicílio. Com isso, as empresas conseguem reutilizar o produto e enviar um novo, seguindo as mesmas etapas de envio. Essa solução permite reparar a situação com transparência e sem dor de cabeça, o que também influencia na sua relação com a marca”, explica Moraes.

Aposte no full commerce

Com tantas demandas, muitos estão apostando em soluções como o full commerce, que é a terceirização das operações de um comércio eletrônico. Nesse modelo, uma empresa parceira gerencia todas as etapas das vendas online, deixando o empreendedor focar nas decisões mais estratégicas de sua marca.

Com o full commerce, o comerciante conta com uma gestão mais experiente do mercado; fica em dia com o progresso do segmento; economiza tempo; e resolve problemas mais rapidamente. Além disso, conta com tecnologias avançadas e, consequentemente, impulsiona suas vendas.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail