O Brasil foi um dos principais impulsionadores do resultado da gigante do e-commerce. A campanha de Black Friday, realizada em novembro do ano passado, impactou diretamente os resultados positivos
O varejo pode não estar no seu melhor momento, no entanto, parece que para a plataforma de marketplace Mercado Livre, o mercado “está para peixe”, como diz o ditado. Em 2022, a empresa processou mais de US$ 100 bilhões em pagamentos, registrou mais de US$ 10 bilhões em receitas e o seu lucro líquido saltou 480%, segundo reportagem divulgada pelo portal “Exame.com”.
No Brasil, a empresa possui sede na cidade de Osasco. O País foi um dos principais impulsionadores do resultado, registrando avanço de 36% na receita (leia mais detalhes abaixo).
4º TRIMESTRE
Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, a receita da companhia de e-commerce cresceu 56%, atingindo US$ 3 bilhões, levando a um lucro líquido de US$ 165 milhões. O número mostra a volta por cima em relação ao mesmo período de 2021, quando o Mercado Livre registrou prejuízo de US$ 46 milhões.
O negócio de comércio contribuiu com quase US$ 1,7 bilhão em receita, com elevação de 36%. Já as operações da fintech Mercado Pago geraram mais de US$ 1,3 bilhão em receitas líquidas, com aumento de 93%. No ano, a receita total passou de US$ 7 bilhões para US$ 10,5 bilhões.
As vendas brutas (GMV) aceleraram 35% no 4º trimestre do ano passado. O Brasil (22% de crescimento de GMV sem efeito de câmbio) e o México (28% de crescimento de GMV sem efeito de câmbio) alavancaram esse impulso. O Brasil registrou avanço de 36% nas receitas em dólar no total das operações do grupo, que incluem atividades financeiras, cuja receita no País aumentou 73%.
Segundo o Mercado Livre, a campanha de Black Friday no Brasil superou significativamente um mercado fraco e foi apenas “um dos destaques em um ano de grandes ganhos de participação de mercado”.
Com informações do portal “Exame.com”.