Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: vereadores aprovam indicação de Camila Godói que propõe Tarifa Zero no transporte

Logo Giro
Vereadora Camila Godói participou de encontro com secretário estadual (Divulgação/Câmara de Itapevi)

Proposta seguiu para análise do prefeito Igor Soares que decidirá se autoriza ou não a realização de um estudo para implantação do transporte gratuito

Os vereadores da Câmara de Itapevi aprovaram, durante a última sessão ordinária, a indicação apresentada pela parlamentar Camila Godói (PSB), que propõe um estudo para adesão ao programa Tarifa Zero no transporte público da cidade.

LEIA TAMBÉM: Itapevi: vereadora Camila Godói prepara abaixo-assinado solicitando implantação de Tarifa Zero

Com a aprovação, a medida seguiu para análise do prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), que decidirá se encaminha ou não a medida para um estudo de impacto financeiro, e assim, dar um parecer definitivo sobre a possibilidade da implantação da Tarifa Zero na cidade.

Segundo a parlamentar, a Tarifa Zero proporciona qualidade de vida aos cidadãos. Além disso, ela pontuou que às famílias vão economizar recursos que poderão ser investidos no custo da casa. “Famílias com até quatro pessoas vão economizar um valor de R$ 15 mil por ano. Esse valor poderão ser revertidos para melhorar a renda da família em casa”, defendeu.

A vereadora aponta que a implantação do transporte gratuito vai aumentar a geração de empregos. “Os empresários terão uma grande economia com o transporte, deixando assim de pessoas de fora para contratar pessoas da nossa população, pois não precisarão pagar mais o vale transporte”, apontou na ocasião.

Adesão ao tarifa Zero ganha força no Brasil

Atualmente, 72 municípios brasileiros aderiram ao programa Tarifa Zero. Já entre as 12 cidades que compõem um consórcio da região oeste da Grande SP, Vargem Grande Paulista, que é comandada pelo prefeito Josué Ramos (PL), foi a primeira a fazer a adotar o transporte gratuito.

Outra cidade que pode iniciar um estudo para zerar a tarifa de transporte é Barueri. Na semana passada, durante o retorno das sessões na Câmara Municipal, o vereador Fabião (PSDB), apresentou uma indicação de estudo para implantação da Tarifa Zero.

Na tribuna, o parlamentar disse o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB), vai estudar a possibilidade. Ele ainda pontuou que a medida pode ser adotada em um modelo diferente inicialmente. “Algumas cidades liberam o transporte gratuito no fim de semana, outras liberam para pessoa que está fazendo tratamento oncológico ou que tem que fazer tratamento de longa duração. Algumas Prefeitura liberam determinadas linhas de ônibus porque são usadas, principalmente, por trabalhadores de baixa renda. Então tem toda uma construção a ser feita”, pontuou.

Vereadora Camila Godói pede subsídio federal para Geraldo Alckmin

Em junho, a vereadora Camila Godói esteve com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para pedir subsídio do governo federal para as tarifas de ônibus nas linhas municipais de Itapevi. O mesmo pedido também foi apresentado ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).

Nas eleições de 2022, Camila Godói disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo e conquistou quase 50 mil votos, sendo 26.882 apenas em Itapevi. Não foi eleita por uma diferença de 262 votos. Camila Godoi também aparece em 1° lugar, em diversas pesquisas, para candidatura à prefeitura em 2024.

Siga o perfil do jornal GIRO no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail