Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

InovaCidade: Osasco, Itapevi, Parnaíba e Jundiaí conquistam prêmio

Logo Giro
Central de Indicadores de Santana de Parnaíba (Divulgação/Prefeitura de Santana de Parnaíba)

O prêmio inovaCidade é do Instituto Smart City Business America. Os projetos envolvem desburocratização de serviços, geração de renda, etc.

No dia 14 de maio, na capital paulista, 43 municípios receberam o inovaCidade, prêmio do Instituto Smart City Business America voltado ao reconhecimento das iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nos municípios. Na região metropolitana oeste da Grande São Paulo, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba foram agraciadas com o troféu. A cidade de Jundiaí também faz parte da lista deste ano.

Na edição de 2024, os projetos vencedores da região envolvem melhorias na administração pública e na vida do cidadão. A desburocratização de serviços; a economia de recursos públicos; a geração de renda; além da análise de indicadores em tempo real para decisões mais assertivas na Saúde, Educação e Segurança; são algumas delas.

Ao todo, foram 128 inscrições. Participaram projetos e iniciativas realizados pela administração pública, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.

Confira, em seguida, os cases vencedores da região.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

InovaCidade: Itapevi sem papel

“Itapevi Digital – Itapevi Sem Papel” é uma iniciativa da Prefeitura para modernizar seus processos, promovendo eficiência, transparência e sustentabilidade. O projeto substitui os métodos tradicionais e analógicos de tramitação de documentos por uma abordagem digital e automatizada, eliminando o uso do papel.

São oferecidos mais de 200 serviços online, que podem ser acessados diretamente do celular ou do computador. Segundo a gestão pública, o “Itapevi Digital” agilizou os atendimentos à população, eliminando filas presenciais e economizando recursos.

Além disso, a iniciativa promove a preservação do meio ambiente já que economiza papel, água e horas de trabalho. Desde a sua implementação, já foram preservadas 121 mil árvores, economizados 6 mil quilos de papel, mais de 13 milhões de litros de água e cerca de 31 mil horas de trabalho.

InovaCidade: Osasco, Itapevi, Parnaíba e Jundiaí conquistam prêmio
Itapevi Digital agiliza serviços e economiza papel (Reprodução/Vídeo/Prefeitura de Itapevi)

Osasco + Digital

O Programa da cidade de Osasco busca criar um governo mais digital, para desburocratizar a administração pública, simplificar processos de atendimento ao usuário e desonerar o orçamento público, segundo a Prefeitura. A iniciativa está em processo de implantação.

Para isso, o programa desenvolve ferramentas de governança, como a Rede de Embaixadores da Transformação Digital, o Digitômetro, o Selo de Transformação Digital e o Movimento Oz Valley.

Santana de Parnaíba: Central de Indicadores

Estabelecida em 2019, a Central de Indicadores utiliza a metodologia de Business Intelligence (BI) para analisar indicadores da gestão pública em tempo real. Com isso, é possível realizar tomadas de decisões mais ágeis e assertivas em diversas áreas como Educação, Saúde e Segurança.

As características inovadoras do projeto são: decisões baseadas em dados, promoção de uma cultura de dados e transformação digital. Segundo a Prefeitura, a cidade foi classificada como a mais segura da região metropolitana de São Paulo, apresentou avanços significativos na educação e registrou redução expressiva de mortes no trânsito. A central de indicadores foi fundamental também na criação do Plano Municipal para a Primeira Infância e na gestão eficiente da saúde durante a pandemia de COVID-19. 

Jundiaí: Programa de Qualificação e assistente virtual

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024. O inovaCidade ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora de Talentos nas Áreas da Economia Criativa, desenvolvido pela Fundação Escola TVTEC Jundiaí.

A instituição concentra-se em quatro eixos principais: oferta de conteúdos públicos, escola de cursos rápidos, rede de inovadores com estímulo à conexão e networking, e promoção da geração de renda por meio da economia criativa. É pioneira como a primeira escola pública municipal de mídias digitais e audiovisual.

O programa já proporcionou mais de 30 mil vagas gratuitas em capacitações; doou toneladas de alimentos e litros de leite ao Fundo Social de Solidariedade, por meio das contribuições realizadas em feiras e eventos; incentivou a produção local na área da economia criativa; e facilitou a abertura de microempreendedores individuais (MEIs) e a legalização de empresas.

O outro prêmio – Destaque do Ano – ficou para a JU – Assistente virtual. Ela foi criada para agilizar a comunicação direta com o cidadão e melhorar a qualidade da prestação do serviço público. De janeiro a abril, registrou mais de 20 mil interações com os munícipes. Os serviços mais acessados foram “Emissão de Parcela de IPTU” e “Informações sobre Débito de IPTU”.

InovaCidade: Osasco, Itapevi, Parnaíba e Jundiaí conquistam prêmio
Ju, a assistente virtual de Jundiaí, lançada em janeiro de 2024 (Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail