Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

InovaCidade 2024: Itapevi ganha Prêmio por incentivar práticas digitais

Logo Giro

Prêmio é considerado um dos mais importantes no estímulo a projetos voltados para cidades inteligentes

A Prefeitura de Itapevi é uma das grandes vencedoras do Prêmio InovaCidade 2024, concedido pelo Instituto Smart City Business America para governos e organizações sociais incentivadoras de práticas inovadoras dentro do conceito de cidades inteligentes. O município receberá a premiação devido à implantação do projeto Itapevi Digital. O programa consiste em substituir métodos tradicionais de tramitação de documentos por uma abordagem eletrônica e sem uso do papel.

A entrega será realizada em 14 de maio, às 9h30, durante a abertura da 11ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista. A iniciativa da administração municipal receberá a condecoração junto com outras entidades, empresas e governos premiados, entre elas as prefeituras de capitais, como Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e São Paulo.

Além disso, também há cidades da Colômbia e Panamá que ganharão a premiação. Neste ano, foram 128 inscrições, de 81 entidades e órgãos governamentais.

“Essa premiação mostra o nosso esforço em implementar uma iniciativa transformadora para facilitar ainda mais a vida do cidadão e também nos trará economia e preservação do meio ambiente”, comemorou o prefeito Igor Soares (Podemos).

Sobre o Itapevi Digital
Além do incentivo ao processo eletrônico, o Itapevi Digital conta com mais de 200 serviços online à população. Com início da implantação em março de 2022, o projeto funcionou durante um ano em modo experimental. Nesse período, já gerou resultados significativos.

O programa tornou o atendimento ao público mais ágil, prático e gerou menos despesas para o município com o objetivo de acabar com os processos impressos e transformá-los todos em digitais. Desde a fase de ajustes, a Prefeitura economizou seis toneladas de papel e 13 milhões litros de água.

Além disso, foram preservadas 132 árvores que seriam usadas na produção de papel. A administração também poupou 32 mil horas de trabalho dos servidores até então aplicadas nos serviços de protocolo, montagem e transporte dos processos físicos.

Detalhes da implantação
O Itapevi Digital faz parte do sistema Solar BPM, software implantado em Itapevi pela empresa Softplan e já é operado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e nas prefeituras de São Bernardo do Campo, Barueri e Florianópolis (SC). O cidadão agora tem também mais transparência em todos os processos em geral tocados pela administração municipal. Em muitos deles, a pessoa não precisa mais se deslocar até os departamentos e secretarias, o que gera maior economia de tempo e nos custos. Para isso, basta acessar o portal www.itapevidigital.com.br.

Foto: Célio Júnior/PMI

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail